Cidade dos arranha-céus, Balneário Camboriú lidera o ranking dos 15 municípios mais empreendedores de Santa Catarina. O número de habitantes que empreendem corresponde a pouco mais de 23%, segundo levantamento realizado pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC, recém-divulgado.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Os principais dados que norteiam a pesquisa estão relacionados ao número de pessoas jurídicas por habitante, conforme apontado no Censo do IBGE de 2022, e informações da Receita Federal.

Segundo a prefeitura, o dado é resultado de políticas de desburocratização, facilidade na abertura de novos negócios e o estímulo ao empreendedorismo são ferramentas adotadas para ampliar o número de novos negócios na cidade, gerando emprego e renda.

Balneário instituiu uma empresa mista de fomento, a BC Investimentos, que funciona em economia mista, comanda o setor de Parcerias Públicos Privadas (PPP’s) e Concessões, é gestora do programa Inova BC e da Sala do Empreendedor. A empresa oferece incentivos fiscais e econômicos para o setor de Tecnologia e Inovação, avaliado como uma nova matriz econômica para o futuro da economia local.

A expectativa é preparar a cidade para ir além do combo turismo e construção civil, que hoje dominam os indicadores.

Continua depois da publicidade

Leia também

Santa Catarina lidera ranking nacional de empreendedorismo entre os pequenos negócios

Têxtil de SC investe R$ 15 milhões em tecnologia para acelerar a produção

Destaques do NSC Total