nsc

publicidade

Dagmara

ISO 37001

Balneário Camboriú é a primeira cidade no país a buscar certificado anticorrupção

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
17/09/2019 - 10h04 - Atualizada em: 17/09/2019 - 10h29
foto: Dagmara Spautz
foto: Dagmara Spautz

A prefeitura de Balneário Camboriú é a primeira no país a buscar certificação anticorrupção, ISO 37001, aplicada a órgãos públicos. A implantação é feita pelo Sebrae – a ideia é identificar quais os processos que estão sujeitos a tentativas de suborno, e criar ferramentas de controle que podem ser desde a criação de normas internas, até o monitoramento por meio de câmeras.

Uma comissão, acompanhada pelo Sebrae, fará a varredura em todas as secretarias e autarquias, sugerindo medidas para reduzir o risco de corrupção. Essa fase do processo deve durar seis meses. Os sistemas de controle passam, então, a funcionar.

Emerson Mass, do Sebrae, explica que outras prefeituras no país já adotam gestão de compliance, mas é a primeira vez que será aplicado o modelo com certificação. O ISO 37001 é considerado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) um referencial no combate à fraude e à corrupção.

O prefeito Fabrício Oliveira diz que o manual de procedimentos vai ajudar a “sair da subjetividade e ir para a padronização” nos diversos setores da prefeitura. Os mecanismos de controle implantados em Balneário Camboriú, hoje, incluem a transmissão ao vivo de licitações pela internet e o espaço do Observatório Social dentro da Secretaria de Compras.

Cidades

A certificação de compliance adotada em Balneário Camboriú é assessorada pelo Sebrae em SC por meio do programa Cidades Empreendedoras. Outros municípios como Timbó, Chapecó e Blumenau demonstraram interesse.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

dagmara.spautz@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade