O edital de licitação para reimplantar o estacionamento rotativo em Balneário Camboriú será lançado amanhã pela prefeitura. O prazo é de 45 dias e, se não houver atraso, a Zona Azul começa a ser instalada no início de dezembro, antes da alta temporada de verão. A cidade está sem rotativo há um ano e meio, desde que foi suspenso o contrato com a empresa Dom Parking. No ano passado, uma tentativa de contrato temporário acabou cancelada por recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Continua depois da publicidade

O novo processo de concessão foi enviado ao TCE no dia 2 de julho, e já passou pelo prazo de 15 dias em que o Tribunal pode recomendar alterações. O edital, que passou por estudos técnicos do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), agora está sob responsabilidade da Secretaria de Compras.

O contrato será de 10 anos, e prevê a instalação de 3022 vagas de zona azul _ mais que o dobro do que na concessão anterior. Serão três fases de instalação em 90 dias, a primeira de 2 mil vagas.

Além da região central, também foram incluídas outras áreas de comércio e o pátio da prefeitura entre as áreas de estacionamento controlado.

A tarifa é de R$ 2 para uma hora de estacionamento e R$ 5 para duas horas, para estimular a rotatividade. De acordo com o edital, o pagamento poderá ser feito por aplicativo de celular, em parquímetros ou em comércios conveniados.

Continua depois da publicidade

O aplicativo será a maior novidade em relação aos contratos anteriores: a concessão prevê a instalação de sensores de vagas, que indicarão no celular dos usuários quantas vagas estão disponíveis em cada rua.