O Núcleo de Prevenção e Combate às Drogas e Pedofilia, em Camboriú, lançou um site para denúncias anônimas de violência contra crianças e adolescentes, e também de desaparecimentos. A cidade é, proporcionalmente, a que tem o maior número de casos de violência sexual contra menores de 18 anos em Santa Catarina. Somente no primeiro semestre foram 30 vítimas, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Continua depois da publicidade
Como Camboriú tem 78 mil habitantes, a média é de um caso para cada 2,6 mil moradores. É o triplo da média proporcional de Joinville, a maior cidade do Estado, que teve um caso para cada 9 mil pessoas.
O novo site de denúncias envia as mensagens automaticamente para o Conselho Tutelar e a Delegacia da Polícia Civil. O Núcleo é ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do município e segundo o coordenador, Manuel Mafra, a plataforma alternativa servirá para que as pessoas se sintam mais confortáveis em relatar os casos anonimamente _ modelo semelhante ao que é usado no site e nos telefones de denúncias da Polícia Civil.
No momento, 70 inquéritos investigam abuso sexual de crianças e adolescentes em Camboriú. Na semana passada, dois homens foram presos suspeitos de embriagar e molestar uma menina de 12 anos.
O delegado Maurício Pretto diz que a maioria dos casos de pedofilia e abuso sexual de crianças e adolescentes que chega à polícia ocorre entre meninos e meninas em vulnerabilidade social. O Bairro Monte Alegre, que já foi o mais violento de Santa Catarina, é o recordista nesse tipo de ocorrências.
Continua depois da publicidade
Para o delegado, a concentração de casos significa que a rede de apoio funciona, e as pessoas têm coragem de denunciar. As maiores vítimas são meninas, de seis a 12 anos, e na maioria dos casos o abusador é conhecido.
O novo canal de denúncias é o nucleodecombateapedofilia.com.br.
