publicidade

Dagmara

Lista

Cinco motivos para visitar o Litoral de Santa Catarina durante o inverno

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
13/07/2019 - 11h23 - Atualizada em: 14/07/2019 - 14h46
Foto: Enrique Litman, Instituto Baleia Franca
Foto: Enrique Litman, Instituto Baleia Franca

Nem só de verão vivem as praias catarinenses. O turismo tem crescido no período de baixa temporada, resultado da oferta de atrativos que vão além da dupla sol e mar. Caso do Beto Carrero World, que tem neste período de férias de julho um dos mais movimentados do ano - o que também mexe com as cidades vizinhas. O comércio faz temporada de ofertas e a hospedagem está mais barata do que no verão, o que também atrai quem espera economizar. Mas há outros motivos para visitar o Litoral de SC nesta época do ano. Listamos cinco deles, que tornam as praias um destino, por que não, também de inverno.

1. Uma praia só para você

Balneário Camboriú
Balneário Camboriú
(Foto: )

Ok, há um certo exagero em dizer que é possível ter uma praia exclusiva no inverno. Mas, dependendo do horário, é possível apreciar a paisagem sozinho – ou quase. Uma boa opção para quem não gosta da badalação e da disputa de espaço na faixa de areia durante o verão.

2. Tem tainha

Mercado do Peixe de Itajaí
Mercado do Peixe de Itajaí
(Foto: )

Ela reina soberana nos cardápios no frio. Um peixe típico do inverno no Litoral catarinense, que chega às mesas fresco e cheio de sabor. Nesta época do ano, em plena safra da tainha, há ainda a vantagem de apreciar o pescado por um preço mais em conta.

3. Gastronomia

Festival Balneário Saboroso
Festival Balneário Saboroso
(Foto: )

Nem só de tainha vive a gastronomia de inverno no Litoral. E as opções são muitas, inclusive para quem não gosta de peixe. Cidades como Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema, no Litoral Norte, têm uma ampla oferta gastronômica para todos os gostos e bolsos. Inclusive as opções mais apreciadas no frio, como o pinhão e o fondue. Em Balneário Camboriú e Balneário Piçarras, o trade turístico aproveita o período de férias escolares para festivais de gastronomia. Tudo com o mar ali pertinho.

4. Chance de avistar baleias

Baleia franca
Baleia franca
(Foto: )

Esta depende de uma boa dose de sorte. Mas é um presente: até setembro, as baleias franca estão no Litoral de Santa Catarina, e nos últimos anos a área de avistamentos tem aumentando. As baleias jubarte, que seguem para o Norte, em direção a águas mais quentes, também dão show, vez ou outra, nas praias de SC durante este período.

5. Dá praia

Balneário Camboriú
Balneário Camboriú
(Foto: )

Se a ideia é mesmo um turismo pé na areia – acredite – isso tem sido possível neste inverno pouco convencional de Santa Catarina. Alguns dias muito frios têm sido intercalados com dias muito quentes. Um prato cheio para quem gosta de sol e mar, com a vantagem de que, nesta época, a natureza é generosa e a paisagem costuma ser ainda mais bonita. Com sorte, é possível voltar para casa bronzeado depois de um inverno no Sul.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

dagmara.spautz@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade