Duas das cidades preferidas pelos surfistas em Santa Catarina, Garopaba e Imbituba, têm vivenciado uma valorização imobiliária “fora da curva”. A chegada de investidores e moradores permanentes provocou um boom no mercado de imóveis, transformando a paisagem. Projeções do FipeZap mostram que os imóveis na região valorizaram mais de 50% nos últimos dez anos, especialmente nas áreas mais próximas às praias e em bairros que passaram por desenvolvimento recente.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Um dos motivos para o impulso foi a chegada de empresários que, em busca de qualidade de vida, migraram seus investimentos – a maioria, com foco em ações de desenvolvimento sustentável. Um exemplo é Fabiano Aquino, 46, que trocou a carreira em uma multinacional pela própria empresa, Aquino Incorporações, com um propósito: aliar urbanismo e qualidade de vida.
Natural de Minas Gerais, ele ja havia morado em diversas cidades do país. Junto com a esposa, que é gaúcha, escolheu Garopaba para tirar do papel o sonho de investir no mercado imobiliário. Hoje, uma década depois, virou uma das principais forças no setor da região, construindo com capital próprio.
Megaobra do Senna Tower em Balneário Camboriú vai reunir especialistas de seis países
Continua depois da publicidade
– Quando chegamos aqui em busca de mais qualidade de vida e segurança, razões principais para a nossa mudança, sabíamos que precisávamos também contribuir para o desenvolvimento ordenado e sustentável da região. Dessa forma, todos os nossos projetos são focados em qualidade e longevidade, assegurando rentabilidade para aqueles que buscam Garopaba e Imbituba como investimento – diz.
Atualmente, a Aquino Incorporações conta com mais de 35 mil metros quadrados planejados em obras, que representam um VGV (valor geral de venda) de R$ 455 milhões para os próximos três anos. Essa projeção tem como base projetos para as duas cidades.
Conheça as “vizinhas” Garopaba e Imbituba:
Outro fator que vem contribuindo para o avanço da região é que Garopaba e Imbituba estão entre os destinos mais procurados por quem deseja investir em uma segunda residência, especialmente por quem vive em grandes centros urbanos, como Florianópolis e Porto Alegre. Viraram destino-desejo.
Continua depois da publicidade
– O estilo de vida mais tranquilo, combinado com a proximidade de áreas naturais preservadas, faz dessas cidades locais altamente desejáveis. Atualmente, mais de 80% do nosso público é gaúcho, mas temos percebido uma migração e até interesse cada vez maior de estrangeiros – diz Aquino.
Nova queridinha do mercado imobiliário em SC prevê onda de valorização
A melhoria na infraestrutura, como estradas, serviços e redes de telecomunicações, também ajudaram a impulsionar o mercado, de carona com a popularidade das duas cidades, ampliada pelo surf e pelo ecoturismo. O resultado foi um boom populacional.
Segundo dados do último Censo, a população de Garopaba cresceu 65,17% em comparação com o levantamento realizado em 2010, e a população de Imbituba aumentou em 22,59%. Atualmente, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), é de 0,7 na região, considerado elevado e equiparado à do estado de SC – um dos mais bem classificados do Brasil em qualidade de vida, educação, saúde e renda.
O desafio, para as duas cidades, é crescer de forma sustentável, mantendo as características que fizeram delas destinos preferenciais entre quem busca contato com a natureza. Imbituba, por exemplo, é conhecida como a Capital Nacional da Baleia Franca – os animais dão um show, todos os anos. Os dois municípios também possuem um valioso acervo arqueológico de ocupações pré-coloniais, que exigem preservaçao.
Continua depois da publicidade