Trânsito
A Arteris/Autopista Litoral começou as obras da ponte sobre o Rio Camboriú na Marginal Leste, pista Sul-Norte da BR-101. A estrutura, avaliada em R$ 30 milhões, permitirá a quem vem do Bairro da Barra _ região das praias agrestes _ chegar ao Centro sem entrar na rodovia. A mudança vai desafogar o trânsito e trazer mais fluidez à BR.
Por enquanto, o trabalho está em fase de montagem do canteiro de obras e preparação do terreno. O próximo passo será a fabricação das vigas de sustentação.
Com o início das obras, a prefeitura de Balneário Camboriú terá que agilizar as licitações para a construção de uma nova subestação da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) _ a estrutura atual terá que ser removida para dar lugar à nova ponte. Na quinta-feira a Celesc autorizou a realocação, o que permite avançar com o projeto.
A Arteris não divulgou o cronograma de obras. Como os trabalhos ocorrem na marginal, não haverá interferência no trânsito da BR-101.
A obra da nova ponte é considerada fundamental para escoar o possível aumento no trânsito da região com a inauguração do Centro de Eventos. Como não era prevista no contrato de concessão, demandou mais de três anos de discussões junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que fosse autorizada.
Falta ainda, no entanto, autorização para a ponte na Marginal Oeste, no sentido Norte-Sul da rodovia. Hoje, as marginais terminam à margem do Rio Camboriú.