publicidade

Navegue por
Dagmara

Qualidade ambiental

Conheça as praias de SC que terão Bandeira Azul neste verão

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
14/12/2018 - 08h45 - Atualizada em: 15/12/2018 - 12h05
Praia do Estaleiro
Praia do Estaleiro (Foto: Celso Peixoto, Divulgação)

Duas praias de Balneário Camboriú vão hastear nesta sexta-feira a Bandeira Azul, Estaleiro e Estaleirinho, na região das praias agrestes. No sábado é a vez da Lagoa do Peri, em Florianópolis, receber a cobiçada bandeira.

Das nove praias que receberão este verão no Brasil o certificado internacional Bandeira Azul, de qualidade ambiental, seis estão em Santa Catarina. O programa avalia a qualidade do banho de mar e cuidados com segurança e sustentabilidade.

É necessário ter aprovação em 34 itens, que são avaliados por um júri nacional, e depois por uma comissão internacional. As cidades que recebem a bandeira têm que se comprometer em manter a qualidade ambiental durante o período em que ela estiver hasteada. Entre eles, a obrigatoriedade de oferecer programas de educação ambiental, informar sobre a qualidade da água, sobre áreas ambientalmente sensíveis e as regras de conduta dos usuários. A cada ano, é feita uma nova avaliação

Lagoa do Peri
Lagoa do Peri
(Foto: )

1. Lagoa do Peri, Florianópolis

O Parque Municipal da Lagoa do Peri está no Sul da Ilha, junto às praias da Armação do Pântano do Sul e Morro das Pedras. Fica a 24 quilômetros do Centro de Florianópolis.

Praia de Palmas
Praia de Palmas
(Foto: )

2. Praia de Palmas, Governador Celso Ramos

Bastante procurada por turistas, tem áreas ideais para surfe, pesca esportiva e caiaque. Da beira da praia é possível avistar as ilhas Grande, de Palmas e dos Trinta Reis.

Praia Grande
Praia Grande
(Foto: )

3. Praia Grande, Governador Celso Ramos

Ótima para banho, alterna dias de calmaria e agitação. A partir do canto direito da praia, é possível chegar às praias desertas Bananeiras, Defunto e das Cordas.

Praia de Piçarras
Praia de Piçarras
(Foto: )

4. Praia de Piçarras, Balneário Piçarras

A mais urbanizada entre as catarinenses a receber a Bandeira Azul, é a praia central da cidade no Norte do Estado. O mar é levemente agitado, com águas transparentes.

Praia do Estaleiro
Praia do Estaleiro
(Foto: )

5. Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú

Praia de mar grosso, que exige um certo cuidado dos banhistas _ compensado pela natureza exuberante ao redor.

Praia do Estaleirinho
Praia do Estaleirinho
(Foto: )

6. Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú

Águas agitadas, de um azul profundo. Assim como no Estaleiro, há uma grande oferta de restaurantes no local.

Marinas catarinenses na lista

Além de praias, marinas também são contempladas com a Bandeira Azul. A Marina Tedesco, em Balneário Camboriú, receberá o reconhecimento ambiental nesta sexta. O Iate Clube de Santa Catarina, em Florianópolis, também hasteará a bandeira. Em todo o país, são cinco marinas contempladas.

Florianópolis também tem a única empresa de mergulho certificada no país, a Água Viva Mergulho.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação