Uma grua de 65 metros de altura foi importada da Europa para agilizar as obras de um edifício em Itajaí. Para se ter ideia, a estrutura tem o tamanho da roda gigante de Balneário Camboriú. construtora Porto5 trouxe o equipamento de Portugal, embarcado em um navio que chegará ao Brasil em breve. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A grua será usada para acelerar as obras em SC. A empresa trabalha com o conceito de Fast Building, método que reduz o tempo de construção pela metade. O sistema permite erguer, em média, dois apartamentos por dia. 

A grua europeia, que está viajando desmontada, a bordo de contêineres, fará a movimentação de carga – uma atividade essencial para acelerar a velocidade de construção. O equipamento será montado após o desembarque no Brasil.

O engenheiro civil Ricardo Rachelli, responsável técnico pela obra do edifício Vitta Home Resort, explica que a grua será operada por uma equipe especializada, vinda da Colômbia.

Continua depois da publicidade

– A grua é fundamental para na movimentação das cargas, pois é ela que transporta as formas. Com ela, temos concretagem todos os dias, o que nos oferece agilidade, uma obra mais limpa e com mais segurança, pois são menos pessoas circulando pela área da obra.

O Vitta Home Resort, no Bairro Fazenda, é um dos 17 empreendimentos da Porto5 em execução no Brasil. A obra começou em maio, com trabalhos de terraplanagem, e a partir de agosto teve início a fase de estaqueamento, que deve se estender até o mês de dezembro. 

Com previsão de entrega para dezembro de 2025, o empreendimento trará o conceito resort em áreas de lazer, áreas verdes e jardins. São 67 mil m² de área construída, com 514 unidades divididas em quatro torres, e um Valor Geral de Vendas (VGV) calculado em R$ 217 milhões. 

Destaques do NSC Total