nsc
    nsc

    Saúde

    Coronavírus: prefeito de Itajaí pretende retomar distribuição de remédio homeopático para imunidade 

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    17/04/2020 - 11h00 - Atualizada em: 17/04/2020 - 11h06
    Prefeito Volnei Morastoni em entrevista ao Bom Dia SC (foto: Reprodução)
    Prefeito Volnei Morastoni em entrevista ao Bom Dia SC (foto: Reprodução)

    O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), pretende retomar o projeto de distribuir doses de cânfora, um remédio homeopático que, segundo ele, pode melhorar a imunidade da população. A informação foi dada por Morastoni em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, na NSC TV.

    Médico pediatra, o prefeito é adepto da homeopatia. Em março, a prefeitura chegou a anunciar que distribuiria as doses de cânfora aos moradores - mas uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) interrompeu a ação.

    Nela, o promotor de Justiça Maury Viviani, da 13ª Promotoria, afirmou que as doses trariam “sensação de falsa segurança ou imunidade na população", e apontou falhas na logística de distribuição, que previa que os agentes de saúde passassem de casa em casa - o que os colocaria em risco de contaminação pelo novo coronavírus.

    Durante a entrevista, no entanto, o prefeito afirmou que há um protocolo em andamento para permitir a distribuição em Santa Catarina:

    - O Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Saúde, a Vigilância e a Associação Médica Homeopática de SC estão trabalhando em um protocolo estadual para todos os municípios, e vamos voltar a oferecer à população esse preparado homeopático - disse Morastoni.

    Mais leitos

    O prefeito também falou, em entrevista aos apresentadores Raphael Faraco e Eveline Poncio, sobre o reforço no número de leitos de UTI no Hospital Marieta Konder Bornhausen, para enfrentar a pandemia de coronavírus. Segundo ele, a capacidade será quadruplicada

    - De 30, o Hospital Marieta passará para 120 leitos de UTI.

    Os novos leitos serão distribuídos entre o prédio antigo e o novo Complexo Madre Teresa, que está em fase de acabamento. O Governo do Estado anunciou que entregará dois andares do edifício em até 30 dias, para que seja ocupado por leitos de atendimento aos pacientes de covid-19. Segundo o prefeito, o hospital de campanha, que será instalado no Centreventos pela Defesa Civil estadual, servirá como retaguarda para os serviços do hospital.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​​​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas