A deputada estadual eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL), alvo de polêmica após ter postado um número de telefone para denúncias contra professores que se manifestarem contrários à eleição de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República, voltou a aparecer no noticiário nacional. O motivo foi uma foto em que a deputada, que é professora de história, veste uma camiseta de Bolsonaro, em sala de aula.

Continua depois da publicidade

A foto, que foi publicada no Instagram por Ana Caroline em novembro do ano passado, teria sido viralizada na última terça-feira por um ex-aluno. Em pouco tempo, fotos de denúncias contra a própria deputada eleita, no canal criado por ela, ganharam as redes sociais.

Ana Caroline escreveu, em sua página no Facebook, que a foto foi feita fora do horário de aula, e que um aluno pediu que ela vestisse. "Como defensora do Escola Sem Partido que sou, jamais lecionei com camisetas de políticos."

Na legenda original, publicada em novembro do ano passado, ela diz que a direita não precisou "do jogo sujo doutrinador da esquerda para levantar".

Foto feita em escola de Chapecó

A foto foi feita na escola básica Zélia Scharf, em Chapecó, onde a deputada eleita dava aulas até o final de 2017. A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) da cidade informou que o diretor da instituição de ensino, Arquimar Guarda, não tinha conhecimento sobre a foto — e disse que nenhum aluno relatou o episódio à época.

Continua depois da publicidade

Antes de se candidatar, neste ano, Ana Caroline foi contratada temporariamente pela rede municipal de ensino de Itajaí, onde deu aulas na escola Francisco Celso Mafra, de ensino fundamental. A direção informou que a deputada eleita nunca usou camiseta de candidato em sala de aula, e que sua candidatura surpreendeu os colegas de trabalho, que não sabiam que ela era filiada a partido político.

Ana Caroline pediu a conta na rede municipal de ensino de Itajaí em julho deste ano, pouco antes de confirmar candidatura.

A deputada estadual eleita foi procurada pela coluna nesta quinta-feira à tarde, mas não enviou resposta.

A Secretaria de Estado de Educação informou que o uso de camisetas como a de Ana Caroline não é proibido. O Estatuto do Magistério veda, apenas, ação promocional — distribuição de material de campanha, por exemplo.

Continua depois da publicidade