nsc
nsc

Disney, Universal, Euro Park: Como os parques de diversões estão reabrindo no mundo?

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
06/06/2020 - 06h00
Beto Carrero World
Beto Carrero World

O Beto Carrero World causou polêmica, esta semana, com um vídeo que estimula o retorno às atividades. Fechado há três meses, o parque não divulga o prejuízo que teve, nem quantos visitantes deixou de receber. Mas já tem uma previsão de medidas a serem tomadas quando puder abrir as portas – o que não deve ocorrer antes de 5 de julho, prazo estabelecido pelo Governo de Santa Catarina para a retomada.

Em todo o mundo, a reativação do setor de turismo e entretenimento é um dos principais desafios para o período pós-pandemia. Países que já enfrentaram o pico de infecção pelo novo coronavírus, como China e Estados Unidos, já têm parques abertos – e, por lá, as medidas de segurança impostas indicam que a diversão será, a partir de agora, uma experiência muito diferente do que conhecíamos.

China

A Disney Xangai reabriu em meados de maio, com uma série de cuidados. Máscaras obrigatórias e capacidade de público reduzida para 30% são alguns deles. O parque também colocou marcações no chão, limitando a distância de segurança entre as pessoas para, no mínimo, 1,5 metro. Todos os brinquedos são limpos a cada volta.

Europa

Parques como os alemães Phantasialand, Europa Park e Hansa Park reabriram no fim de maio. A Disneyland Paris, na França, só deve ser reativada em julho. As medidas de segurança, na Europa, incluem redução de público, distanciamento das mesas nas praças de alimentação, pagamentos exclusivamente com cartão de crédito e aferição de temperatura dos visitantes. Alguns parques suspenderam atrações que ocorrem em espaço fechado.

Castelo na Disney
Castelo na Disney
(Foto: )

Estados Unidos

O Universal, em Orlando, na Florida, reabriu nesta sexta-feira (5) com medidas de segurança. Máscaras são obrigatórias, e os visitantes passam por aferição de temperatura, assim como a equipe de trabalho do parque. No estacionamento, os veículos têm que respeitar um maior espaçamento. O parque adotou o sistema de filas virtuais e pagamento sem contato, além de limitar a circulação de pessoas.

Os parques da Disney voltarão a abrir em julho, gradativamente.

Beto Carrero World
Beto Carrero World
(Foto: )

Brasil

O Beto Carrero World anunciou que voltará a funcionar com 50% da capacidade de público, para evitar aglomerações. Outra medida é a suspensão de parte dos shows e das atrações que ocorrem em espaço fechado, como Portal da Escuridão e os brinquedos Kid Play e Betinho Carrero 4D. Entre as apresentações artísticas, serão mantidos apenas o Hot Wheels Epic Show e o Madagascar Circus Show, que ocorrem em área aberta – e ambos terão capacidade reduzida pela metade. As fotos com os personagens, como Shrek, estão suspensas em nome do distanciamento social.

Para evitar filas junto às atrações, o parque lançará um aplicativo de “fila virtual”. O usuário poderá agendar até três atrações de cada vez, e ficará na fila de espera sem a necessidade de aglomerações. O app terá dowload gratuito, para todas as plataformas.

O parque pretende fazer aferição de temperatura em todos os visitantes. Quem estiver com febre, acima de 37, 8ºC, não poderá entrar e terá que reagendar o passeio. As medidas de higiene anunciadas incluem um túnel de desinfecção, com pulverização de ozônio, escovação das ruas do parque com hipoclorito de sódio a 0,5% e peróxido de hidrogênio, e desinfecção dos brinquedos a cada volta.

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas