Florianópolis é a cidade que lidera o preço médio por metro quadrado no terceiro trimestre, de acordo com o Índice de Lançamentos Imobiliários – ranking desenvolvido pelo Grupo OLX por meio da fonte de inteligência imobiliária DataZAP. Os lançamentos na Capital têm preço médio de R$ 19.137,40 por metro quadrado, o maior do pais. Em nível nacional, o valor médio no período analisado foi de R$ 11.184,00.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
São analisadas 11 regiões – Região Metropolitana de São Paulo (excluindo a Capital), São Paulo (SP), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Recife (PE) e Fortaleza (CE).
A análise é mais restrita do que o índice FipeZap – Balneário Camboriú e Itapema, por exemplo, não entram nessa lista. Mas o ranking do metro quadrado para lançamentos aponta uma tendência em Florianópolis em vocacionar o mercado para o altíssimo padrão, com valores mais elevados.
Por que os super-ricos estão procurando imóveis em Balneário Camboriú
Continua depois da publicidade
É a única cidade avaliada sem lançamentos registrados no segmento econômico, focando exclusivamente no mercado de luxo, que apresentou alta de 22,54%. No segmento de médio-alto padrão, o crescimento foi de 3,83%. A capital catarinense registrou a maior valorização dos últimos 12 meses, com
39,19%,
De forma geral, o Índice de Lançamentos Imobiliários aponta que os preços dos novos empreendimentos seguiram valorizando acima do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) no terceiro trimestre de 2024. Considerando as regiões monitoradas, os valores avançaram 3,08%, superando o crescimento do INCC, que foi de 2,16%.