Estas simpáticas bolinhas de pelos são futuros cães-guias do Instituto Federal Catarinense, em Camboriú (IFC). Os filhotes serão encaminhados a famílias socializadoras, que ficam responsáveis por apresentá-los ao mundo. O IFC foi o primeiro instituto federal a formar cães-guias no Brasil, e já entregou gratuitamente 27 deles a deficientes visuais.
Continua depois da publicidade
As famílias socializadoras ficam voluntariamente com o cão por cerca de 15 meses, e durante esse período a lei permite que os filhotes frequentem todos os espaços públicos, para que saibam como se comportar _ trabalho, escola, faculdade, comércio, transporte público. É assim que o cãozinho vai desenvolver o comportamento adequado a um cão-guia, que deve ser educado, obediente e focado no trabalho de guiar.
Todos os custos de alimentação e acompanhamento veterinário, durante a socialização, são cobertos pelo IFC Camboriú. Ao final desse período, o cão é devolvido ao Insitituto para que prossiga com o treinamento.
A preferência é para famílias que morem na região, para que os cãezinhos sejam acompanhados de perto. As inscrições estão abertas no site camboriu.ifc.edu.br, ou pelo e-mail ctcaesguia.camboriu@ifc.edu.br.
Continua depois da publicidade
