nsc
    nsc

    Subestação

    Gato causou apagão que deixou 50 mil unidades consumidoras sem luz em três cidades de SC

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    20/11/2019 - 09h17 - Atualizada em: 20/11/2019 - 10h07
    Subestação do Bairro Fazenda, em Itajaí
    Subestação do Bairro Fazenda, em Itajaí (foto: Divulgação Celesc)

    A gerência regional da Celesc em Itajaí confirmou na manhã desta quarta-feira a causa do apagão que atingiu três cidades - Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú - e deixou quase 50 mil unidades consumidoras sem luz na terça-feira à noite. Um gato conseguiu entrar na subestação elétrica do Bairro Fazenda e provocou a pane no transformador.

    Com a escuridão, os técnicos não conseguiram perceber o animal, que morreu devido à descarga elétrica. Doze especialistas da Celesc trabalharam juntos para descobrir a causa do problema - inclusive equipes de Florianópolis, que se deslocaram até Itajaí.

    Pedro Molleri, gerente regional da Celesc, diz que, como o gato estava em meio aos equipamentos, o transformador não religava quando acionado.

    A companhia restabeleceu a energia por meio de manobras de rede, ao longo da noite. Mas em alguns locais, como a Praia Brava, em Itajaí, a luz só voltou à 1h30min de quarta-feira - mais de cinco horas após o apagão.

    Molleri disse que a subestação é bem isolada. Tem muro de 3 metros de altura, com arame circular e tela de proteção nas grades. Além disso, possui monitoramento por câmeras e alarme. Mesmo assim, o gato conseguiu entrar.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​​​​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas