Uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo revelou que 15,7% dos hoteleiros de Santa Catarina farão investimentos em seus estabelecimentos nos próximos seis meses. É o maior índice entre os estados onde foi feito o levantamento _ além de SC, houve entrevistas em São Paulo (12,9%), Rio de Janeiro (9,2%), Ceará (10,7%) e Bahia (13,5%).
Continua depois da publicidade
Os percentuais são de casos em que se informou que há certeza de novos investimentos. Os números de Santa Catarina são ainda melhores se somados os estabelecimentos que responderam que há probabilidade de investir: 62,8%.
A pesquisa, que incluiu 719 empreendimentos, mostra que o otimismo cresceu no setor no último trimestre. Do total, 47% esperam aumento no faturamento, 43% apostam no crescimento da demanda turística, 39% acreditam que vai aumentar o gasto dos turistas no destino, e 33% esperam manter o número de empregados, ou contratar mais.
_ O otimismo do empresariado é um bom termômetro para avaliarmos a capacidade de crescimento e recuperação do nosso setor _ diz o ministro Vinícius Lummertz.
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Tufi Michreff Neto, diz que é perceptível a disposição do trade em investir em SC. Em São Paulo para receber premiação de uma revista especializada, que indicou o Estado como o melhor destino turístico do país pela 11ª vez, ele afirma que uma conjunção de fatores colabora para o resultado:
Continua depois da publicidade
_ O Estado tem se consolidado como atrativo nacional e internacional. Temos novo aeroporto em Florianópolis, perspectiva de investimento no Aeroporto de Navegantes, e isso gera um ambiente de negócios favorável. Os índices de criminalidade diminuíram, e há investimento em saneamento básico, com mais qualidade para receber o turista.
O secretário cita ainda o Centro de Eventos de Balneário Camboriú, que será inaugurado em dezembro, e será um dos maiores do Sul do país, como indutor de novos investimentos.
A pesquisa foi feita pelos técnicos do Ministério do Turismo, com apoio das secretarias estaduais e entidades representativas.