nsc
    nsc

    Coronavírus

    Itapema torna obrigatório uso de máscaras - e quem estiver sem vai ser multado

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    09/04/2020 - 16h57 - Atualizada em: 09/04/2020 - 18h25
    Máscara de pano foi recomendada em vídeo (foto: Reprodução)
    Máscara de pano foi recomendada em vídeo (foto: Reprodução)

    A prefeita de Itapema, Nilza Simas, emitiu nesta quinta-feira (9) um decreto que obriga o uso de máscaras na cidade a partir de segunda-feira (12). Quem for flagrado sem a proteção será autuado - a multa é de R$ 104 para os cidadãos, e a partir de R$ 189 para as empresas. Em caso de reincidência, elas podem até perder o alvará de funcionamento.

    A fiscalização será feita pelos fiscais de posturas e pela Vigilância Sanitária. O decreto prevê que o valor arrecadado com as autuações seja revertido ao Fundo Municipal de Saúde, e usado em ações de combate à pandemia de coronavírus.

    As máscaras estão em falta no mercado, e a recomendação é que os modelos industrializados sejam reservados aos profissionais de saúde. Por isso, o decreto estabelece que as máscaras podem ser caseiras, feitas com qualquer tecido que se tenha à mão.

    Recomendação

    O Ministério da Saúde passou a recomendar nos últimos dias o uso de máscaras. Inicialmente, o entendimento era de que pessoas saudáveis não precisariam da proteção - mas, nas últimas semanas, isso mudou.

    A grande preocupação das autoridades de saúde, ao recomendar o uso das máscaras, é que uma busca desenfreada por elas acabe por prejudicar o acesso dos profissionais de saúde à proteção. Por isso, o indicado é usar máscaras de pano, improvisadas, que servem como barreira física para o coronavírus.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas