nsc
nsc

Educação

Livros didáticos vão selar transição para nova base curricular do Ensino Médio

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
14/03/2021 - 18h20 - Atualizada em: 14/03/2021 - 18h22
Ensino Médio terá livros de transição para nova grade curricular
Ensino Médio terá livros de transição para nova grade curricular (Foto: Betina Humers, Arquivo NSC)

Termina nesta segunda-feira (15) o prazo para professores de Ensino Médio na rede pública de Santa Catarina escolherem os livros didáticos que serão usados ao longo do ano. Desta vez, entram na lista obras de ‘transição’ para a nova Base Nacional Curricular, que entra em vigor em 2022. São livros didáticos que iniciam a mudança para um Ensino Médio mais interdisciplinar.  

> UFSC fica entre as melhores universidades do Brasil em ranking internacional

Em fevereiro, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED), das coordenadorias regionais e das escolas do Ensino Médio da rede pública em Santa Catarina participaram de um Encontro Técnico virtual do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), em que foi discutida a seleção de obras. A decisão foi pela escolha coletiva dos títulos que serão adotados no Estado.

> Diretor de escola pública morre por Covid-19 em Florianópolis

A principal mudança na Base Curricular é que, ao invés de 13 disciplinas distintas, como hoje, os estudantes terão quatro grandes áreas do conhecimento, interligadas: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O objetivo é reduzir a evasão escolar, um problema ainda mais grave neste momento de pandemia.

- Mais da metade dos brasileiros com 25 anos ou mais não concluiu o Ensino Médio. E cerca de 30% dos jovens de 15 a 17 anos não estão cursando esta fase final da Educação Básica. A desmotivação e o desinteresse dos jovens estão diretamente ligados a um descompasso entre a formação oferecida, os desejos pessoais e as exigências do mundo contemporâneo – diz Ângelo Xavier, presidente da Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional(Abrelivros).

> Aulas presenciais devem ser as últimas a serem suspensas, diz MP

A escolha do material didático é considerada fundamental para efetivar a mudança. As editoras disponibilizaram os materiais de transição, para que professores e alunos comecem a adaptação sem a necessidade de abrir mão dos livros didáticos tradicionais. A opção está disponível no edital 2021 do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), por meio do qual é feita a aquisição e distribuição de materiais para as escolas públicas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, na modalidade regular e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em fevereiro, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SED), das coordenadorias regionais e das escolas do Ensino Médio da rede pública em Santa Catarina participaram de um Encontro Técnico virtual do PNLD, em que foi discutida a seleção de obras.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas