nsc
    nsc

    Saúde

    Macaco é encontrado morto em Itajaí e acende alerta para vacinação contra febre amarela

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    04/02/2020 - 18h59 - Atualizada em: 04/02/2020 - 19h00
    Macaco encontrado morto em Itajaí (foto: Divulgação)
    Macaco encontrado morto em Itajaí (foto: Divulgação)

    A Vigilância Epidemiológica de Itajaí notificou, no fim da tarde desta quarta-feira (4), a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive) sobre um macaco que foi encontrado morto na localidade de Brilhante, na zona rural, em uma área de difícil acesso. O animal foi encontrado por um grupo que fazia trilha no local, na terça-feira (3), e alertou a Unidade Básica de Saúde. O recolhimento foi feito pela Gerência de Controle de Zoonoses.

    Macaco morto em Blumenau estava com febre amarela, diz exame

    Amostras foram coletadas e enviadas para exames, que indicarão se a causa da morte foi febre amarela. Mesmo antes da confirmação, a prefeitura de Itajaí alerta para a importância da vacinação contra a doença.

    Em todo o Estado, mais de 60 macacos foram encontrados mortos desde o início do ano.

    A Vigilância Epidemiológica de Itajaí já havia reforçado a vacinação contra febre amarela na zona rural - mas quem ainda não se vacinou deve comparecer à unidade de saúde mais próxima, para imunização.

    Embora o foco principal seja na zona rural, a vacinação é necessária também para quem vive em área urbana. Deve ser imunizado quem tem entre 9 meses e 59 anos. Crianças devem tomar um reforço, aos 4 anos.

    Vacina à noite

    Desde segunda-feira (3), o Centro Integrado de Saúde (CIS) tem uma sala de vacina volante para atendimento no horário noturno. A sala fica junto ao Laboratório Municipal e funciona das 19h às 21h30min, de segunda a sexta-feira. O objetivo é atender a população que não consegue se imunizar em horário comercial nas unidades de saúde.

    A sala do CIS oferece vacinas para adultos e crianças, tais como Febre Amarela, Sarampo, Tétano, Meningite C, Hepatite B, entre outras. O Centro Integrado de Saúde fica na Avenida Adolfo Konder, 250, bairro São Vicente. Para se imunizar basta apresentar a caderneta de vacina ou documento de identidade.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas