O médico sanitarista catarinense Nésio Fernandes será o novo titular da Secretaria de Atenção Primária, pasta do Ministério da Saúde que responde por políticas de prevenção e engloba programas como o Estratégia de Saúde da Família.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp


Nésio Fernandes nasceu em Tubarão e tem 40 anos. Filiado ao PCdoB, foi secretário de Saúde do governo Renato Casagrande (PSB), no Espírito Santo, e era desde março do ano passado presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass).

Dagmara Spautz: Discurso continha críticas a Moisés, mas foi mudado por Jorginho


Sanitarista, Nésio Fernandes é especialista em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde, com quatro pós-graduações – uma pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e três pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele se formou na Escola Latino-americana de Medicina, e passou pela revalidação de diploma na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Continua depois da publicidade


O anúncio do nome de Nésio Fernandes foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. Além dele, também foi anunciada a epidemiologista Ethel Maciel, que assumirá a Secretaria de Vigilância.

Leia mais:

Lula e governadores terão mandato até primeira semana de 2027; entenda

Jorginho publica nomeação de secretários, mas não oficializa nome da Administração Prisional

HU-UFSC abre vagas para médicos após crise que fechou emergência pediátrica