Os cerca de 5 mil passageiros que estavam a bordo do navio de cruzeiros MSC Seaview, que passou por Balneário Camboriú e Porto Belo esta semana, foram vacinados nesta quarta-feira no Porto de Santos. A decisão foi do Ministério da Saúde, que confirmou que há casos de sarampo entre os tripulantes da embarcação. Os passageiros que embarcaram, para uma nova viagem, também receberam imunização.

Continua depois da publicidade

Na segunda-feira (18), toda a tripulação já havia recebido a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, quando o navio fez escala em Balneário Camboriú.

A suspeita inicial era de que os casos fossem de rubéola. Amostras de sangue, urina e secreções foram analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo, e pelo Laboratório Central (Lacen), em Santa Catarina. A Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ), que é o laboratório de referência nacional para o sarampo, também processará os exames para nova confirmação.

Até agora, 18 casos suspeitos foram notificados ao Ministério da Saúde. Os pacientes são da Itália, Ucrânia, Índia, África do Sul e Brasil.

O Ministério considera que o grupo de passageiros que estava a bordo do navio pode ter sido exposto ao vírus do sarampo e, portanto, pode vir a desenvolver os sintomas da doença, que incluem febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, coriza e conjuntivite.

Continua depois da publicidade

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não há risco de transmissão para quem teve contato com os passageiros durante as paradas do navio em SC.

Autorizado

Em nota, a MSC Cruzeiros informou que os tripulantes doentes foram isolados em suas cabines, para evitar risco de contaminação de mais pessoas, e que a continuidade da viagem foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nenhum passageiro apresentou sintomas, mas a companhia afirma que alertou os hóspedes para que fiquem atentos a quaisquer sinais específicos de doença. O Centro Médico no navio está oferecendo check-up específico para sarampo gratuitamente.

Destaques do NSC Total