Morreu nesta quarta-feira (21), em Florianópolis, o advogado e escritor Paulo Leonardo Medeiros Vieira, aos 86 anos. A família informou que o velório ocorrerá no Cemitério Jardim da Paz, na Capital, das 13h30 às 18h.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Formado em Direito pela UFSC com a medalha de mérito José Boiteux, Paulo Leonardo Medeiros Vieira foi professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo, além de Coordenador do curso. Exerceu diversos cargos públicos, como Advogado e Curador Especial de Menores, Procurador Geral do Município de Florianópolis, Procurador da Fazenda junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), Procurador Geral do Estado, Secretário de Estado da Administração e juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC).

Como advogado, foi Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SC e membro do Conselho da entidade; também foi Presidente da Comissão Justiça e Paz de Santa Catarina e membro da Comissão Justiça e Paz do Brasil.

Paulo Leonardo Medeiros Vieira foi o fundador do Secretariado Arquidiocesano de Cursilhos de Cristandade (1970) e, anos depois, trouxe de São Paulo para Santa Catarina o Movimento de Renovação Carismática Católica (1976). Membro do Conselho Econômico da Arquidiocese de Florianópolis desde sua instituição em 2003 até 2016.

Continua depois da publicidade

Foi membro da Academia Catarinense de Filosofia e da Confraria dos Bibliófilos do Brasil, e tem artigos e ensaios publicados em revistas e jornais do Brasil e do exterior, como na Revista Encontros Teológicos/ ITESC, EntreClássicos ( DUETTO/ Ediouro-SP) e no L’Osservatore Romano.

Publicou também, entre outros trabalhos, “Por uma Defensoria Pública em Santa Catarina”, “Pequeno Canto de Liberdade”, “O Futuro da Civilização” e “Notas para uma Teologia da Linguagem”.

Autor dos livros Versão Provisória da Lenda do Santinho ou A Guerra Santa do Rio do Brás; Desencontro; A Fé de Pedro e a Ciência de Tomé; Borges, um Giróvago; Deus no Banco dos Réus – Uma Resposta da Ciência ao Ateísmo Militante; O Mundo num Ponto Luminoso; Malakim, Os Anjos na Era da Informática, e Peregrinos do Absoluto – Minhas Memórias dos Outros.

Destaques do NSC Total