O Porto de Itajaí recebeu nesta terça-feira a terceira de uma série operações-teste com veículos da General Motors (GM). Diferente das primeiras avaliações, desta vez os mais de mil carros importados da Argentina deixaram o terminal e seguiram até o recinto alfandegado durante o dia, em horário de movimento nas ruas próximas ao porto. Até a tarde a movimentação não causou interferência grave no trânsito _ um ponto positivo para a logística de Itajaí.

Continua depois da publicidade

Antônio Ramos, gerente de Relações Governamentais da GM no Brasil, diz que um novo teste deverá ocorrer em agosto, com um número maior de veículos. Se fechado o contrato, a montadora poderá movimentar até 5 mil carros por mês no Porto de Itajaí.

O acerto dependerá, ainda, da definição sobre o espaço onde os veículos ficarão armazenados. O recinto alfandegado contíguo (RAC), utilizado nos testes, é uma opção temporária, mas não tem lugar para absorver uma operação maior. A empresa negocia uma área de 30 mil metros quadrados nas proximidades do porto, onde os carros poderão ser estocados.

Os veículos que desembarcaram ontem em Itajaí vieram do porto argentino de Zarate, a bordo do navio European Highway _ uma embarcação fechada onde os carros viajam cobertos, diferente do transporte de contêineres.

A nacionalização é feita ainda dentro no navio, e os trabalhadores portuários descem os carros dirigindo, um por um. A carga passa então por uma vistoria, e só então segue para armazenagem.

Continua depois da publicidade

Toda a operação é acompanhada de perto pela montadora. Ontem, a meta era manter a alta produtividade conquistada nas duas primeiras operações, de 110 veículos descarregados por hora _ mas o resultado final ainda não foi contabilizado. De Itajaí, os carros serão distribuídos para o mercado de concessionárias no Sul e Sudeste do país.

Acordo

Os trabalhadores portuários de Itajaí firmaram um acordo específico para a movimentação de veículos. Diferente da operação de contêineres, em que cada categoria _ como estivadores e conferentes _ responde por uma parte do processo, na movimentação dos carros todos executam o mesmo tipo de trabalho, dirigindo os veículos para fora do navio. Para o trabalhador, o retorno financeiro é semelhante ao dos contêineres.