Política
A invasão do Capitólio em Washington, na quarta-feira (6), por manifestantes a favor do presidente norte-americano Donald Trump, acendeu o alerta para o risco de ruptura democrática em uma das maiores potências econômicas e bélicas do planeta. A situação repercutiu no Brasil, e parlamentares catarinenses no Congresso Nacional usaram as redes sociais para comentar o episódio.
De repúdio pela ameaça à democracia, à defesa dos protestos, as opiniões dos parlamentares divergiram. A coluna reuniu as publicações dos integrantes do fórum parlamentar, que inclui 16 deputados e três senadores. Veja como se manifestaram os catarinenses.
A deputada federal Caroline de Toni (PSL-SC), ex vice-líder do governo Bolsonaro, disse que manifestações "pacíficas" descambaram em violência. Contrariando as conclusões dos colégios eleitorais e dos tribunais, a deputada publicou que há “fortes evidências” de que as eleições norte-americanas foram “fraudadas”. O processo eleitoral dos EUA terminou sem que nenhuma denúncia de fraude com interferência no resultado tenha sido confirmada. Mais de 40 ações judiciais foram derrubadas por falta de provas.
Já o deputado federal Rodrigo Coelho (PSB-SC) apontou para a erosão da democracia. O parlamentar retuitou a publicação do político mineiro Gabriel Azevedo (Patriota), que chamou atenção para o fato de os norte-americanos não terem uma palavra para designar o que se viu no parlamento e usarem “coup”, que é golpe em francês.
O deputado Daniel Freitas (PSL-SC) concentrou-se na punição das redes sociais ao presidente norte-americano. O parlamentar catarinense questionou e criticou em suas postagens a suspensão dos perfis de Donald Trump no Twitter, Facebook e Instagram. A medida foi tomada pelas empresas, alegando o desrespeito às regras de uso. Publicações do presidente foram excluídas porque, no entendimento dos moderadores, incitam a manifestações violentas.
Entre os senadores, o único que se manifestou foi Espiridião Amin (PP-SC). Ele comparou a invasão do Capitólio ao filme de ficção Independence Day, e citou discurso do ex-presidente Barack Obama em defesa da democracia.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: