publicidade

Navegue por
Dagmara

Vídeo

Pescadores comemoram primeira captura industrial de tainha; veja

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
10/07/2019 - 14h14 - Atualizada em: 10/07/2019 - 14h14
pesca da tainha (Foto: Reprodução)
pesca da tainha (Foto: Reprodução)

Um vídeo, gravado dentro da embarcação Yagopesca, registrada em Itajaí, mostra a comemoração dos pescadores na primeira captura da frota industrial de tainha. A peca foi liberada por decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) na semana passada, mas as embarcações só partiram para o mar no fim de semana, depois da publicação da lista das licenças no Diário Oficial da União.

O barco descarregou nesta quarta-feira, em Itajaí, 45.320 quilos de tainhas – um pouco menos que a cota, dividida por embarcação, que é de 49.075 quilos.

Outro barco também descarregou uma quantidade semelhante na manhã desta quarta. Com isto, são 80 toneladas de tainha em Itajaí.

A Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca autorizou 20, dos 32 barcos inicialmente licenciados, a iniciarem as capturas. As outras embarcações foram barradas porque o governo federal apontou problemas no cadastro ou no Preps, sistema de monitoramento via satélite que indica onde o barco pescou na última safra, para identificar eventual pesca irregular.

Os armadores que não conseguiram autorização contestam a avaliação da Secretaria, e apresentaram recurso.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

dagmara.spautz@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação