publicidade

Navegue por
Dagmara

Litoral Norte

Pinguins são encontrados mortos na Praia Central de Balneário Camboriú

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
13/09/2018 - 11h03 - Atualizada em: 13/09/2018 - 11h05
Foto: Luiz Carlos de Souza, NSC TV

Por Augusto Ittner, interino

Ao menos 14 pinguins-de-magalhães foram encontrados mortos na manhã desta quinta-feira na Praia Central de Balneário Camboriú. Os animais foram vistos por moradores que acionaram o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS/Univali).

Os pinguins foram recolhidos e serão encaminhados a uma unidade em Penha que fará um estudo para entender as causas que levaram à morte.

Neste ano 344 pinguins-de-magalhães já foram encontrados nas praias que vão de Barra Velha a Governador Celso Ramos – trecho monitorado pela PMP-BS/Univali. Desses, apenas 24 estavam vivos.

Leia mais de Dagmara Spautz no NSC Total

O surgimento desses animais na costa brasileira é comum no inverno, já que os grupos saem da região da Patagônia, na Argentina, à procura de alimento. Parte desses animais são jovens, conforme os pesquisadores, e acabam não conseguindo retornar às colônias de origem e acabam morrendo no litoral.

Em muitos casos, aqueles que são localizados com vida estão cansados, desidratados, com quadro de pneumonia, e precisam passar por uma reabilitação antes de serem devolvidos ao habitat natural.

Caso a população encontre algum mamífero, tartaruga ou ave marinha morta, deve entrar em contato pelo telefone 0800-642-3341.

Tartaruga

Na quarta-feira, um dia antes do aparecimento dos pinguins, uma tartaruga foi encontrada morta na Praia da Atalaia, em Itajaí. No total, neste ano, 1.337 animais marinhos foram localizados no trecho entre Barra Velha e Governador Celso Ramos, região monitorada pela PMP-BS/Univali.

Relembre:

Dez animais marinhos morrem por dia nas praias de SC

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação