Após o a inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, que ganhou ares de palanque, como relatou o colega Anderson Silva, o presidente Lula (PT) adotou um tom mais contido em sua fala no lançamento da primeira fragata do Programa Tamandaré, em Itajaí.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Dois motivos influenciaram o discurso do presidente. O primeiro deles foi o ambiente: diferente do Contorno Viário, que teve a inauguração em um evento público e aberto, o lançamento da fragata em Itajaí foi um evento fechado para convidados, organizado pela Marinha do Brasil e com a presença de militares, autoridades, empresários e trabalhadores que atuam na construção dos navios.

Não era uma plateia formada essencialmente por apoiadores, como ficou claro no momento em que soaram vaias ao presidente em meio aos aplausos, quando ele foi chamado ao microfone.

Lula diz que prioridade é cuidar das famílias das vítimas de queda de aeronave

Continua depois da publicidade

Mas a principal razão para a mudança de tom foi o acidente aéreo que ocorreu momentos antes no interior de São Paulo, com uma aeronave da Voepass. Interlocutores ouvidos pela coluna disseram que “mudou o clima” do evento.

Lula foi comunicado pela equipe sobre o acidente quando estava no palco, e discutiu as primeiras providências com os ministros ali mesmo. O minitro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, foi escalado para viajar a São Paulo e acompanhar as investigações.