nsc
    nsc

    Deu praia

    Por que o banho de mar ainda está gelado em Santa Catarina

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    01/12/2019 - 06h00 - Atualizada em: 06/12/2019 - 10h01
    Praias agrestes de Balneário Camboriú (foto: Celso Peixoto, Divulgação)
    Praias agrestes de Balneário Camboriú (foto: Celso Peixoto, Divulgação)

    Esta semana, a coluna recebeu questionamento de leitores sobre a temperatura do mar em Santa Catarina, a menos de um mês para o início do verão. Os relatos são de que a água estaria mais gelada do que de costume para esta época do ano. Será mesmo?

    Os números da Epagri/Ciram nesta sexta-feira (29) mostram que as temperaturas variam ao longo do Litoral. Enquanto Balneário Camboriú marcava 24º C, e Itapoá 23ºC, Florianópolis estava com 20ºC. Imbituba e Laguna, 18ºC. Curiosamente, em Passos de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul, onde o mar costuma ser mais gelado, os termômetros marcaram a mesma temperatura de Balneário Camboriú.

    Matias Boll, pesquisador do Setor de Monitoramento Costeiro da Epagri/Ciram, explica que a oscilação da temperatura é comum nesta época do ano.

    — O que está havendo este ano são ventos mais fortes, que podem movimentar e trazer massa de água mais fria por um período. Principalmente quando há muitas horas de vento na mesma direção.

    Foi o que ocorreu nos últimos dias, com forte vento Sul. Mas isso não significa, ao menos por enquanto, uma baixa de temperatura em relação aos anos anteriores.

    Matias diz que, para o banhista, o banho de mar é confortável acima dos 22ºC. Abaixo de 20ºC, a água é considerada muito fria.

    Para quem prefere o banho o mais quente possível, a dica do especialista: a temperatura do mar fica mais agradável em Santa Catarina a partir do fim de fevereiro, até meados de março. É nessa época que as correntes mais quentes, vindas do Norte, chegam com mais força por aqui.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas