O avanço do projeto de uma ponte submersa entre Itajaí e Navegantes, que na última semana ganhou o apoio do Governo de Santa Catarina – caberá ao Estado executar a parceria público-privada para implementação da estrutura – levantou uma questão antiga: por que construir um túnel, e não uma ponte para melhorar a ligação entre as duas cidades.
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A resposta está a poucos metros do Rio Itajaí-Açu, no Aeroporto de Navegantes. Joao Luiz Demantova, que coordena o megaprojeto de mobilidade entre as cidades da região – que inclui o túnel – disse que a ponte chegou a ser estudada. Pelos cálculos prévios, para que os navios seguissem navegando sem obstáculos em direção aos portos de Itajaí e Navegantes a ponte sobre o Rio Itajai-Açu precisaria ter 65 metros de altura.
Como será o túnel Itajaí-Navegantes:
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Isso demandaria uma estrutura bastante extensa, que subisse gradualmente até chegar à metragem correta ao chegar ao canal de acesso aos portos. Mas seria possível viabilizar.
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O problema está nas limitação de altura para as estruturas que ficam na área de aproximação das aeronaves que operam no Aeroporto de Navegantes. A regra limita novas construções a 45 metros de altura em algumas regiões específicas de Itajaí e Navegantes – incluindo o ponto onde a ponte seria construída.
Vídeo mostra “passeio” no futuro túnel Itajaí-Navegantes:
A solução do túnel submerso foi avaliada, então, como a mais viável – embora seja uma obra ainda inédita no Brasil. Além de Itajaí, há apenas um projeto de túnel subaquático em andamento, entre Santos e Guarujá, em São Paulo.
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A tecnologia construtiva prevê que a estrutura seja feita em blocos, que depois de prontos são submersos até o leito do rio e vedados. A previsão é que o edital de parceria público-privada para construção da obra em Itajaí ocorra no primeiro semestre do ano que vem.
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