Treze detentos da Penitenciária da Canhanduba, em Itajaí, serão os primeiros no Estado a se formarem em um curso superior de Logística pago com o dinheiro vindo do próprio trabalho, atrás das grades. O projeto, pioneiro em Santa Catarina, já tem 60 inscritos para a próxima fase.

Continua depois da publicidade

O curso durou dois anos e meio. Durante o dia, os detentos trabalharam em empregos oferecidos dentro da unidade. À noite faziam o curso pela internet, sob a supervisão dos agentes prisionais. Uma vez por mês eles deixavam a prisão, com escolta, para as provas presenciais na faculdade, em Itajaí.

Diretor regional do Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap), Juliano Stoeberl diz que a ideia foi garantir que, pagando pelo curso com o próprio salário, os detentos dessem valor à oportunidade e se criasse um ciclo: para estudar é preciso estar trabalhando, e para ter vaga de emprego é necessário ter bom comportamento.

A fórmula deu certo. Bruno Schweder, 34 anos, foi condenado por tráfico de drogas e deixará a prisão em um ano e meio _ antes disso, pensa em cursar pós-graduação. Diz que a faculdade abriu novos horizontes, trouxe o gosto pelos estudos, e o aproximou da família.

Bruno é o líder da cozinha da penitenciária, onde coordena 62 outros detentos que servem quase 10 mil refeições por dia. As lições do curso serviram, inclusive, para organizar o trabalho dentro da unidade prisional.

Continua depois da publicidade

_ Uso a logística na distribuição e armazenagem das mercadorias, e também as informações de gestão de pessoas e liderança _ comenta.

Fernando Jorge, 47 anos, acredita que a faculdade trará novas oportunidades.

_ Saindo daqui formado, terei um diferencial. A administração prisional fez sua parte, mas me pergunto como o mercado vai nos receber lá fora. É importante que o Judiciário também nos auxilie nisso _ diz.

Dois 13 detentos que farão a colação de grau na próxima terça-feira, o único que terminou a pena e foi liberado já conseguiu emprego na área de logística. Para as próximas turmas, também será oferecido também o curso de tecnólogo em Negócios Imobiliários.

Destaques do NSC Total