Uma portaria Polícia Rodoviária Federal (PRF), assinada nesta quarta-feira (31), autoriza a utilização do acostamento como terceira faixa, das 6h às 23h, em três dos trechos com mais gargalos na BR-101 Norte em Santa Catarina – em São José, Itajaí e Balneário Camboriú. O documento estabelece que a medida é extraordinária e considera os problemas de mobilidade “provenientes do elevado fluxo de veículos que transitam diariamente nos referidos trechos”.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A medida leva a assinatura do superintendente da PRF em Santa Catarina, André Saul do Nascimento, e será válida para um total de 2,7 quilômetros da rodovia, nos sentidos Norte e Sul. O maior trecho, de 1,5 quilômetro, fica em Itajaí. A portaria começará a valer 30 dias após a publicação em Diário Oficial.
O documento estabelece que caberá às chefias das delegacias da PRF em Itajaí e São José avaliar os resultados da medida.
A utilização do acostamento como terceira faixa é discutida desde 2019 em Santa Catarina, quando um estudo preliminar da Arteris Litoral Sul, feito com o aval da PRF, indicou viabilidade em alguns trechos. A expectativa é que a solução dê mais fluidez à BR-101 no período mais crítico do ano, durante a temporada de verão, quando o trânsito aumenta em 60% na região.
Continua depois da publicidade
Trechos onde a trânsito no acostamento será liberado:
Sentido Sul
Itajaí – km 119,1 ao km 120,6
São José – km 203 ao km 203,8
Sentido Norte
Balneário Camboriú – km 136,6 ao km 137,0