nsc
    nsc

    Amfritec

    Projeto leva lições de tecnologia e inovação para mais de 5 mil crianças na rede pública

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    15/10/2019 - 10h09 - Atualizada em: 15/10/2019 - 18h57
    Projeto Amfritec (Foto: Divulgação)
    Projeto Amfritec (Foto: Divulgação)

    As atividades do programa Amfritec, organizado pela Universidade Federal de Santa Catatrina (UFSC) para desenvolver um ambiente de inovação na região da foz do Itajaí-Açu, já chegaram às escolas. Cinco mil alunos de 8 a 12 anos da rede municipal de ensino de Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Penha e Ilhota estão inseridos na ação Programando o Futuro, que usa atividades lúdicas para ensinar os complexos conceitos de linguagem de programação.

    O método usa o Scratch, uma metodologia desenvolvida pelo norte-americano MIT, um dos mais conceituados institutos de tecnologia do mundo. Os alunos desenvolvem a criatividade e a curiosidade – conseguem criar jogos e aplicações básicas e interativas, em um sistema que usa linguagem adaptada à idade.

    O "Programando o Futuro" agregou outro projeto desenvolvido na região, o Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar. As cartilhas de programação abordam o turismo, e a ideia é que as crianças se inspirem para criar a partir daí. No futuro, jogos e aplicativos desenvolvidos nas escolas poderão ser disponibilizados em restaurantes e hotéis das cidades da região.

    O objetivo do programa é chegar a 10 mil crianças alcançadas até o fim do ano. Isso será possível com a inclusão das aulas no período de turno escolar – por enquanto, elas ocorrem no contraturno. Só em Itajaí, um acordo firmado na semana passada com a Secretaria de Educação permitirá aumentar de 2,8 mil para mais de 4 mil crianças e adolescentes no projeto.

    A preparação de crianças é um dos eixos do programa Amfritec, que mapeou vagas no setor de inovação da região, à procura de novos profissionais, e também disponibiliza 11 cursos gratuitos em tecnologia e inovação para jovens a partir dos 17 anos. Coordenado pela UFSC, o projeto Amfritec conta com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e integra o rol de ações para ativação do Centro de Inovação e do futuro Distrito de Inovação de Itajaí.

    Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina​​

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas