nsc
nsc

indústria naval

Protótipo testará navios de guerra que serão construídos em Itajaí

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
15/06/2022 - 16h32
Fragata brasileira será construída com base em navio de guerra alemão
Fragata brasileira será construída com base em navio de guerra alemão (Foto: Reprodução)

Será apresentado na próxima terça-feira (21) o mockup da primeira fragata classe Tamandaré a ser construída em Itajaí, parte de um contrato bilionário que prevê que a construção de quatro navios de guerra para reequipar a flotilha militar brasileira. O mockup é um protótipo de estudos, um simulacro em tamanho real de uma das praças de máquinas do navio.

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

O protótipo será usado para os testes de funcionamento da fragata. Segundo informações da Emgepron, a empresa de projetos da Marinha do Brasil, a etapa serve para validação dos procedimentos e processos de fabricação das fragatas. Por esse motivo, a apresentação do mockup é considerada um passo fundamental para o início da construção das embarcações.

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, é aguardado para evento, que ocorrerá no estaleiro thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul e contará com 40 almirantes da Marinham vindos de todo o país. Fontes próximas ao presidente Jair Bolsonaro (PL) informaram que ele considerava estar presente, mas a agenda não foi confirmada.

Com a apresentação do mockup, o próximo passo será o início da construção dos navios. A previsão é que a primeira embarcação comece a ser produzida ainda este ano, com o corte da primeira chapa de aço em setembro. As fragatas serão entregues a partir de 2025.

O projeto prevê transferência de tecnologia entre Alemanha e Brasil, e traz expectativa dde reacender o setor da indústria naval em SC. No momento, 250 trabalhadores atuam no estaleiro, funcionários da thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, consórcio Águas Azuis e escritório de fiscalização da Emgepron. A expectativa é de crescimento expressivo no número de trabalhadores até o fim do ano.

De acordo com o CEO do Consórcio Águas Azuis, Fernando Queiroz, o Programa Fragatas Tamandaré pode gerar até dois mil empregos diretos e até seis mil vagas de emprego indiretas. O consórcio é formado pela thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech.

Receba minhas publicações no NSC Total pelo Whatsapp - https://bit.ly/3PFMHCS

Se preferir, participe do meu canal do Telegram e o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais:

“BolsoGean” afasta eleitor progressista e fará Gean Loureiro disputar voto bolsonarista​

​PT e PSB admitem dificuldade para repetir dobradinha Lula-Alckmin em SC​

Vice-prefeito de Balneário Camboriú é pressionado a renunciar após foto em procissão

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas