O Sebrae e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinam nesta terça-feira (17) um celebram convênio no valor de mais de R$ 175 milhões para incentivar micro e pequenas empresas a exportar.  A cerimônia de assinatura contará com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin, do presidente do Sebrae, Décio Lima, e do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo dados do governo federal, apesar de somarem 41% do total das empresas exportadoras brasileiras, o montante comercializado pelo segmento não chega a 1% do total de recursos movimentados no país (US$ 3,2 bilhões de exportações em 2022). Além disso, quase 60% das exportações das MPEs são para as Américas – o que indica que há espaço para ampliação.

– O Sebrae e a Apex estão assinando este convênio para que possamos levar a integração da economia internacional também para as micro e pequenas empresas. O Sebrae tem o papel de atuar nas condições do ambiente de negócios e, também, aquilo que é imprescindível, permitindo que os pequenos possam participar das agendas internacionais de interação econômica – diz o presidente do Sebrae, Décio Lima.

A parceria entre Sebrae e Apex prevê o desenvolvimento de novos produtos e metodologias para suprir lacunas na jornada do empreendedor que quer começar a exportar.

Continua depois da publicidade

Entre as principais ações previstas pelo Sebrae, estão a ampliação da capilaridade de atendimento às pequenas empresas brasileiras, atuação nos diferentes estágios de maturidade das MPEs para internacionalização, em ações de capacitação, qualificação e preparação, ampliação de acesso aos serviços de promoção de negócios internacionais e inserção em novos mercado, e incentivo à maior participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior.

Destaques do NSC Total