nsc
    nsc

    Coronavírus

    UTI de Covid-19 está lotada em Balneário Camboriú; Justiça determina remanejar pacientes

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    19/11/2020 - 18h12 - Atualizada em: 19/11/2020 - 18h47
    Lotação no Hospital Ruth Cardoso
    Lotação no Hospital Ruth Cardoso (Foto: Reprodução)

    A UTI Covid do Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, chegou nesta quinta-feira (19) a 100% de lotação dos 30 leitos disponíveis. A Justiça determinou no fim da tarde, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que o Estado faça remanejamento de pacientes para outros hospitais próximos, como o Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, que ainda tem leitos de UTI disponíveis.

    Há pelo menos dois pacientes aguardando abertura de vagas na UTI.

    > SC tem o quinto maior número de infectados por coronavírus no Brasil e vive pico de casos ativos

    O promotor Isaac Sabbá Guimarães, respondendo pela 6ª Promotoria de Justiça, pediu que o Estado cumpra com o equilíbrio na regulação dos pacientes, tanto na UTI quanto na enfermaria - o que já foi determinado anteriormente em decisão judicial.

    > Painel do Coronavírus: saiba como foi o avanço da pandemia em SC

    No ofício que encaminhou à Justiça, ele cita que já não há, no Ruth Cardoso, pontos de oxigênio para novos pacientes e nem acomodação adequada para aqueles que estão internados. Imagens anexadas ao pedido mostram pacientes sendo atendidos de forma improvisada.

    > PGJ recomenda que governo ajuste prioridades para retomar aulas presenciais

    Nesta quinta, o hospital enviou à Secretaria de Estado da Saúde um documento em que afirma tentar “há dias” e “sem sucesso” a transferência de pacientes. O texto “suplica por medidas urgentes relacionadas à transferência de pacientes e abertura de novos leitos, para que não haja impossibilidade iminente de atendimento”.

    A juíza Adriana Lisbôa, da Vara da Fazenda Pública de Balneário Camboriú, deu prazo de 48 horas para que o Estado resolva a situação.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas