nsc

publicidade

Dagmara

Adorável ladrão

Vídeo: conheça Berlim, o cão que furta pet shops em Balneário Camboriú

Compartilhe

Por Dagmara Spautz
10/09/2019 - 14h49 - Atualizada em: 13/09/2019 - 08h08
Biscoitos e até orelhinhas de porco defumadas estão no radar de Berlim (Foto: Luiz Carlos Souza, Arquivo Pessoal)
Biscoitos e até orelhinhas de porco defumadas estão no radar de Berlim (Foto: Luiz Carlos Souza, Arquivo Pessoal)

Ele parece inocente, mas não se engane. Berlim, um vira-latas caramelo, dócil e brincalhão, leva uma vida dupla. Conhecido em Balneário Camboriú, onde tem uma rotina tranquila, como cão comunitário, ele recentemente passou a furtar pet shops. Petiscos são os alvos preferidos. Biscoitos e até orelhinhas de porco defumadas estão no radar de Berlim.

Em pelo menos um dos "delitos", um cliente flagrou com o celular a audácia do pequeno ladrão. Ele entrou num pet shop na Avenida do Estado, procurou um brinquedo e saiu abanando o rabo, sem preocupação em disfarçar o produto do roubo.

As imagens mostram que ele ousa até desacelerar o passo para dar uma olhada em outro cão que entra na loja, acompanhado do dono.

Assista

Em ação

Berlim furta pet shop na Avenida do Estado

Procuramos a gerência do pet shop, que não quis comentar sobre os furtos. Berlim vive na rua, mas tem o contato de um responsável na coleira, o empresário Leonardo Espíndola, que o acolheu há alguns anos.

Até hoje, ele nunca recebeu nenhuma cobrança por parte dos pet shops de Balneário Camboriú – embora saiba que Berlim é reincidente no "mundo do crime".

Berlim foi resgatado

É possível que o charme do vira-latas seja o responsável pela condescendência dos pet shops. Foi o que conquistou Leonardo, quando o viu pela primeira vez. Berlim estava com um fio amarrado no pescoço, magro e doente. Precisava de ajuda.

— Eram 5h da manhã quando cheguei para trabalhar e encontrei o Berlim. Coloquei para dentro da empresa, levei à veterinária, e tentei arrumar alguém para adotar, porque onde eu moro não podia. Mas ninguém quis — conta.

Berlim
Berlim com um dos seus produtos furtados
(Foto: )

Berlim continuou nas ruas, mas desde então sob a tutela de Leonardo, que passou a alimentá-lo e cuidar de sua saúde.

O cão circula por Balneário Camboriú e pela Praia Brava, em Itajaí, o dia todo. No fim da tarde, volta para a empresa para comer e dormir – e é pontual: chega sempre 10 minutos antes das 18h, quando fecham os portões.

Lá dentro tem a ração, o pote com água, e uma cama quentinha para passar a noite.

Berlim tem cama quentinha na empresa de Leonardo
Berlim tem cama quentinha na empresa de Leonardo
(Foto: )

Cão comunitário

Desde que passou a cuidar de Berlim, Leonardo faz plaquinhas de identificação e coloca na coleira. É para ser avisado em caso de emergência. A plaquinha já foi útil, por exemplo, quando Berlim feriu as patinhas com cacos de vidro quando caminhava pela Estrada da Rainha. Alguém viu o contato, e o avisou.

O problema é que as coleiras de Berlim costumam ser roubadas – o que já causou muita confusão. Ele foi adotado por famílias, por exemplo, e fugiu porque gosta de viver na rua.

Também já foi levado para a ONG Viva Bicho, onde ficam os animais recolhidos pela Guarda Municipal. Leonardo teve trabalho para localizá-lo e trazê-lo de volta.

Placa de identificação
Placa de identificação
(Foto: )

A última versão da plaquinha de identificação de Berlim traz, além do contato de Leonardo, a informação de que ele é um cão comunitário, “do rolê”, acostumado a viver em liberdade nas ruas. E também tem um aviso: “não roubarás”. Um alerta para os ladrões de coleira.

Como não sabe ler, o aviso na plaquinha não impede Berlim de cometer os próprios furtos. E de se safar, como um bom e simpático vira-latas.

Leia também

Quatro meses após morte de Barney, novo filhote é treinado para ser cão-bombeiro em Lages

Corpo do cão Barney, do Corpo de Bombeiros de SC, é localizado em rio de Içara

Bombeiros de SC se despedem do cão Barney

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Deixe seu comentário:

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

dagmara.spautz@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade