nsc
    nsc

    Análise

    Votação do segundo impeachment tende a ser nova derrota para o governo Moisés

    Compartilhe

    Dagmara
    Por Dagmara Spautz
    15/10/2020 - 08h02 - Atualizada em: 15/10/2020 - 08h50
    Governador Carlos Moisés
    Governador Carlos Moisés (Foto: Divulgação Secom)

    A votação da aceitação do segundo processo de impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL), que deve ocorrer nesta quinta-feira (15) à tarde, na Assembleia Legislativa, promete expor o governo a uma nova sessão de desgaste. Ocorre que, desta vez, o assunto são os respiradores. E esse é o ‘calcanhar de Aquiles’ de Moisés.

    > Como será a votação do segundo pedido de impeachment do governador de SC

    Ainda que o caso esteja sob investigação e que a rigor, até agora, não haja nada que indique participação do governador na fraude, os respiradores foram a senha para que o governo chegasse a este ponto, acuado por pedidos paralelos de impeachment.

    > Justiça nega pedido de líder do governo para suspender impeachment

    Diante disso, não se esperam grandes surpresas no resultado da sessão – exceto a possibilidade de migração de algum voto que foi contrário ao primeiro processo de impeachment. É o caso do deputado Bruno Souza (Novo), que deixou claro, na primeira votação, que era contrário ao impeachment pelo reajuste dos procuradores, mas não é contra outros processos.

    A tônica dos discursos dos parlamentares também deve ser semelhante à que se viu em setembro – ou seja, a exposição de erros do governo e de mágoas legislativas. Com o agravante de que o assunto, desta vez, é menos burocrático do que a equiparação salarial dos procuradores. Mais simples e com apelo público, tem maior potencial para causar estragos.

    A mudança pode estar na mobilização. Nos bastidores, fala-se que, desta vez, Moisés deve ter ‘torcida’ para contrapor a votação na Alesc. Ocorre que os processos de impeachment tomaram a dimensão de uma avalanche, que soterra o governo e neutraliza as tentativas de sobrevivência.

    Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas