publicidade

Navegue por
Darci

Valec afirma que terá recurso para finalizar projeto de ferrovia

Compartilhe

Por Darci Debona
04/04/2018 - 08h18 - Atualizada em: 04/04/2018 - 08h18
trem
(Foto: )

Representantes da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., órgão estatal que está cuidando do projeto do Corredor Ferroviário Catarinense, a Ferrovia do Frango ou Ferrovia da Integração, estiveram ontem em Chapecó para uma audiência pública onde apresentaram o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental.

De acordo com Fábio Vinícius Bittencourt Silva, superintendente de Planejamento e Desenvolvimento, o estudo está em fase final.

— Estamos na fase de decisão do traçado, nossa proposta é uma bifurcação em Alfredo Wagner para fazer a interligação com a ferrovia litorânea sul. O estudo deve ser concluído em quatro a cinco meses. Depois, será feito o projeto básico, que deve levar um ano. Com orçamento poderíamos estar operando em cinco a seis anos — disse Bittencourt.

Ele reconheceu que o estudo, que foi contratado ainda em 2014, teve um atraso com a falta de recursos nos últimos anos. Mas, segundo Márcio Guimarães de Aquino, diretor de planejamento da Valec, serão disponibilizados os recursos necessários para finalizar o projeto e entregá-lo ao próximo presidente. Daí será uma decisão política de investir ou não na ferrovia.

O volume de cargas é estimado em 12 milhões de toneladas por ano. Na quinta-feira uma nova audiência pública será realizada em Florianópolis, às 13h, no auditório do DNIT.

Leia outras publicações de Darci Debona

Deixe seu comentário:

Últimas do colunista

Todas do colunista
Darci Debona

Darci Debona

Darci Debona

Repórter que traz os fatos mais importantes de Chapecó e região em destaque. A política, a economia, a segurança e o cotidiano do Oeste de Santa Catarina pelo olhar de quem conhece a região.

darci.debona@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação