nsc
nsc

publicidade

História

Documentos sobre a Guerra do Contestado são expostos em Curitibanos, na Serra

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
27/09/2019 - 17h07
(Foto: Adelson André Brüggemann)

A Exposição que conta como Curitibanos, na Serra Catarinense, foi incendiada durante a Guerra do Contestado está aberta no Fórum da cidade até o dia 14 de novembro. Essa é a primeira vez que documentos históricos sobre a Guerra se tornam públicos, saem da capital para o interior do estado.

“Nas ruínas de Curitibanos: vestígios de uma invasão durante a Guerra do Contestado" é o tema da exposição aberta nesta quinta-feira (26), exatamente 105 anos depois que prédios foram incendiados durante o maior conflito armado do Brasil.

Fotos, mapas e documentos que chegaram a Florianópolis cobertos de lama, esterco, rasgados, pisados por cavalos e cachorros, cortados e furados com espadas fazem parte do acervo.

“Os documentos tornaram-se, na verdade, ruínas que persistem à passagem do tempo. São ruínas em virtude da sua materialidade e porque se configuram como resíduos que tornam possível vislumbrar a relação do homem com o passado”, explica o Chefe da Divisão de Documentação e Memória do Judiciário e gerente do projeto, Adelson André Brüggemann.

A intenção é levar essa exposição para outras cidades do estado. A ideia ainda será estudada pelo Judiciário. “Temos aqui um manancial de informação incrível. Rico em detalhes. Os catarinenses precisam conhecer sua história. Especialmente essa que os livros não contam”, comenta Brüggemann.

Deixe seu comentário:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade