nsc
nsc

Curiosidade

Em caso raríssimo pinheiro produz 16 pinhas em apenas um galho na Serra Catarinense

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
19/04/2021 - 16h02 - Atualizada em: 19/04/2021 - 17h24
Produtor da Serra encontra 16 pinhas em um único galho de pinheiro
Produtor da Serra encontra 16 pinhas em um único galho de pinheiro (Foto: Guilherme Feldhaus)

Em Bocaina do Sul, na Serra Catarinense, a quantidade de pinhas em um único galho chamou atenção dos produtores Pedro Luiz Feldhaus e Guilherme Feldhaus. Pai e filho colheram, pela primeira vez, 16 pinhas somente de um galho da araucária que fica na propriedade deles. Segundo o Guilherme, geralmente eles colhiam quatro pinhas em um galho, por isso que a quantidade chamou atenção.

> Começa a colheita do pinhão em Santa Catarina; previsão é superar números de 2020

— Quando o pai chegou nesse galho para tirar ele viu melhor e contou as pinhas. Eu estava com o celular no bolso decidi fazer o vídeo e tirar as fotos. Porque se alguém contasse para gente nós mesmo não iríamos acreditar, comenta o produtor.

As 16 pinhas ainda não foram tiradas do galho do pinheiro. O caso raro foi registrado na localidade de Areião, em Bocaina do Sul. Atualmente, pai e filho não vendem a semente, o pinhão é para consumo próprio. 

Segundo o engenheiro agrônomo e professor da Udesc de Lages, Adelar Mantovani, não é comum um galho produzir essa quantidade de pinhas. Mas para saber o motivo requer investigação, um estudo mais aprofundado.

— Uma super emissão de estruturas reprodutivas, mas, o que pode ter causado isso teria que se investigar melhor, talvez alguma questão de nutrição da planta. Teria que olhar mais de perto isso — explica o professor do departamento de Engenharia Florestal da Udesc. 

> Semana começa em Lages com recorde de doses aplicadas e mudanças nos locais de imunização

A produção de pinhão em toda Santa Catarina neste ano deve ser 60% maior do que no ano passado. A Serra é a maior produtora com mais de 3 mil famílias que sobrevivem da atividade. 

A previsão é colher 1,4 mil toneladas, mesmo assim não será uma safra cheia. O motivo, segundo a Epagri, está no clima e também na chamada alternância de produção, onde em alguns anos o pinhão prodruz mais e em outros menos. 

Assista ao vídeo:

Leia também

Homem que matou cachorro e jogou em rio de Lages é condenado a quatro anos de prisão

Câmera flagra ataque racista que terminou em agressões em Lages; polícia investiga o caso

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Mais colunistas

    Mais colunistas