nsc
nsc

Covid-19

Lages vai vacinar pessoas com até 35 anos com comorbidades; veja o cronograma da semana

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
17/05/2021 - 05h09 - Atualizada em: 17/05/2021 - 07h34
Pessoas com 39 anos e com comorbidades começam vacina~]ao contra Covid, em Lages.
Pessoas com 39 anos e com comorbidades começam vacina~]ao contra Covid, em Lages. (Foto: Emellin Camargo)

A partir desta segunda-feira (17), moradores de Lages com mais de 39 anos e com as comorbidades, elencadas nesta fase ou com deficiência permanente, que não tem cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC) começam a ser imunizados contra a Covid-19. Além disso, quem tem mais de 18 anos tem fibrose cística, gestantes ou puérperas com comorbidades, Síndrome de Down, transplantados de órgãos ou com deficiência permanente, com cadastro no Benefício de Prestação Continuada (BPC) podem receber a vacinação. Estão recebendo a primeira dose em Lages, também, os idosos com mais de 60 anos e os profissionais de saúde.

>>Professores são próximo grupo prioritário na vacinação contra Covid em Florianópolis

Na terça-feira (18) a vacinação abre para pessoas com comorbidades a partir de 38 anos, na quarta-feira (19) para quem tem 37 anos, na quinta-feira (20) a partir dos 36 anos e na sexta-feira (21), a vacinação contra Covid é para pessoas com mais de 35 anos.

A vacinação acontece em sistema drive-thru, no parque Conta Dinheiro, das 8h às 13h, só para aplicação da primeira dose. E no ginásio Jones Minosso, das 8h às 17h, para os pedestres. A primeira e segunda dose estão sendo aplicadas no local. É preciso levar um atestado médico que comprove a doença, documento oficial com foto, cartão do SUS ou CPF. Lages já passou da marca das 50 mil doses aplicadas, entre primeira e segunda. A vacinação na cidade começou no dia 19 de janeiro.

>>SC terá novo decreto de combate à pandemia por 15 dias; veja os detalhes

Veja quais são as doenças elencadas nesta primeira fase:

Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), as pessoas com as seguintes comorbidades terão direito à vacinação:

- Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência Cardíaca (IC); Cor pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardites e pericardiopatias; Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas no adulto; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down, e Cirrose hepática.

>>Com queda de casos ativos de Covid, SC tem 19,8 mil infectados e registra mais 31 mortes

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Mais colunistas

    Mais colunistas