nsc
nsc

Apreensão

Pinhão é apreendido faltando menos de uma semana para a liberação da colheita

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
30/03/2021 - 16h22
Pinhão é apreendido em Lages. Colheita só é liberada no dia 1º de abril
Pinhão é apreendido em Lages. Colheita só é liberada no dia 1º de abril (Foto: Polícia Militar Ambiental)

Estamos no chamado período de defeso do pinhão, colheita, transporte e comercialização são proibidos até dia 1º de abril, quando por lei a atividade é liberada. Mesmo assim flagrantes e denúncias de pessoas vendendo e transportando o pinhão chegam à polícia. Há flagrantes, inclusive, da venda do produto nas redes sociais. Segundo a Polícia Militar Ambiental, a entrega geralmente acontece na madrugada.

>>Menino de Chapecó perde 15 kg de quase 200 kg após cirurgia e continua luta contra doença rara

No último fim de semana, através de denúncias e com apoio da guarnição de Rondas Ostensivas (ROCAM) foi possível autuar cinco pessoas que estavam transportando o pinhão. Foi encontrado no porta mala de um dos veículos 40 pinhas e no outro veiculo aproximadamente 4 quilos de pinhões debulhado, além de falhas de pinhão que estavam no interior do carro. Os cinco homens foram multados em R$ 500 e vão responder pelo crime ambiental.

Na última semana mais de 100 kg de pinhão também foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental, em São Cristovão do Sul. O período de defeso existe proteger a reprodução da araucária e o alimento sustentável dos animais silvestres.

Produção maior neste ano

A Serra Catarinense é a maior produtora de pinhão do estado. Neste ano, só na cidade de Painel, os produtores esperam colher 200 mil quilos. Segundo a Epagri a produção deve ser entre 40% e 60% maior que de 2020.

“Apesar da elevação, a safra ainda será menor do que em um ano normal, já que ano passado ela foi praticamente insignificante”, relata Jose Marcio Lehmann, gerente regional da Epagri em Lages.

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Mais colunistas

    Mais colunistas