nsc
nsc

UTIs lotadas

Serra amplia leitos de UTI Covid, mas demanda continua alta

Compartilhe

Eduarda
Por Eduarda Demeneck
19/02/2021 - 10h29
Dois novos leitos de UTI Covid são ativados em hospital de Lages
Dois novos leitos de UTI Covid são ativados em hospital de Lages (Foto: SES / Divulgação)

A Serra Catarinense tem apenas dois hospitais com estrutura para receber pacientes graves com Covid-19. Na noite desta quinta-feira (18), um deles, o hospital estadual Tereza Ramos ampliou mais dois leitos de UTI Covid, totalizando 36 leitos. Mesmo com essa ampliação a unidade está apenas com um leito disponível. 

>>SC receberá mais 1,4 milhão de doses de vacinas contra a covid; veja cronograma

A demanda aumentou nos últimos dias por causa das transferências, a maioria dos pacientes é de regiões do Oeste. Agora, segundo a direção, não há possibilidade de ampliar vagas. No hospital Nossa Senhora dos Prazeres a situação é praticamente a mesma, dos 20 leitos de UTI Covid, 18 estão ocupados, segundo a Secretaria de Saúde de Lages. Essa alta na ocupação reflete também nos leitos clínicos gerais e na UTI geral que operam no limite.

>>Colapso em Chapecó poderia ser contido com restrições e fechamento de atividades, apontam especialistas

No mapa de risco do governo do estado a Serra faz parte da Macroregião que engloba o meio-oeste, outra região que preocupa. Nesta quinta-feira os cinco hospitais que tem UTI Covid amanheceram lotados. Ao todo são 57 leitos de UTI Covid distríbuidos nas cidades de Caçador, Concórdia, Videira, Curitibanos e Joaçaba. 

Autoridades de saúde estudam a possibilidade dos hospitais considerados de retaguarda, permanecerem o maior tempo possível com pacientes com Covid-19 nos leitos clínicos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, para dar esse suporte aos hospitais de maior complexidade. Outro ponto que está sendo estudado é a suspensão das cirurgias eletivas.

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Eduarda Demeneck

Colunista

Eduarda Demeneck

Os principais acontecimentos de Lages e região.

siga Eduarda Demeneck

Mais colunistas

    Mais colunistas