Se o assunto é ecoturismo, impossível não colocar Urubici no roteiro de viagem. A terceira matéria sobre as atrações do planalto serrano — publicadas semanalmente no DC — chega à cidade do Estado referência em aventuras e férias em meio à natureza. Procurada por pelo menos 150 mil visitantes por ano, conforme dados da Secretaria de Turismo do Estado, Urubici fica atrás somente de Lages no número de leitos disponíveis na região, 3 mil em 180 pousadas, a maioria na área rural. São, pelo menos, 16 pontos turísticos ligados à vida ao ar livre, com 80 quedas d´água, cânions, e o verde em abundância.

Continua depois da publicidade

Um levantamento do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra) mostra que a cidade arrecadou R$ 2,1 milhão só com o movimento de visitantes em 2017. O valor arrecadado, segundo o secretário da Indústria, Comércio e Turismo do Município, André Monsores, poderia ser bem maior se não fosse a informalidade. Mesmo assim, a cidade vem se destacando e virando ponto de visita obrigatório para quem está na Serra.

—  O turismo em Urubici nos últimos 10 anos passou por uma constante crescente, com o aumento nos números, seja os de visitantes, quanto os de empreendimentos — destaca o secretário.

Atualmente, existem 40 restaurantes e bares na cidade. Um deles é de Deyse de Couto. Ela e o marido, Jairo Macie, eram de Florianópolis, mas se mudaram para o município há seis anos. Foi a forma que encontraram para empreender sem abrir mão de uma vida mais tranquila.

— Viemos atrás de oportunidade de negócio, e eles estão acontecendo. Até porque, agora, estamos tendo movimento na temporada de verão também. Temos o inverno, as férias de julho, mas nos fins de semana a cidade está lotada o ano todo — afirma a empresária.

Continua depois da publicidade

Entre os pratos mais pedidos no cardápio, segundo Deyse, está a truta. Urubici é uma das maiores produtoras do peixe em Santa Catarina. Só na propriedade do professor Hélio Antunes de Souza são produzidas por ano de 100 a 160 toneladas do peixe. O segredo, segundo o criador, está na água da região.

— A truta é um peixe de águas frias e cristalinas e muito exigente de oxigênio. Somente as regiões frias têm oxigênio suficiente para suprir essa característica. Então, a Serra é perfeita para a criação dessa espécie, mas precisa escolher muito bem o rio — explica Antunes.

Entre os locais de parada obrigatória está a Pedra Furada, que fica no Morro da Igreja. O caminho para se chegar ao alto do morro é por Urubici. No local, são encontradas inscrições rupestres deixadas por povos que habitaram a região há pelo menos 4 mil anos — um dos mais importantes registros arqueológicos em território catarinense. O acesso é de graça à população, e fica na chegada do município para quem vem de São Joaquim. Um pouco mais à frente, a Cascata do Avencal pode ser visitada. Com 100 metros de queda livre, tem acesso de carro na parte de cima, e a pé embaixo. O ideal é ir acompanhando de um guia de turismo, indicado, muito vezes, pelas pousadas.

Outra cachoeira que chama atenção é a Cascata Véu de Noiva, localizada no caminho ao Morro da Igreja. Com aproximadamente 62 metros, é por grandes rochedos que a água desliza suavemente. Nas épocas de chuva, a cascata fica parecida com um véu de noiva, por isso o nome. O local está em uma propriedade particular, com restaurante e banheiros. O valor da entrada por pessoa é R$5.

Continua depois da publicidade

Outros Pontos Turísticos para visitar

Serra do Corvo Branco

Tem o maior corte em rocha do Brasil, com 90 metros. A 30 quilômetros do centro da cidade. Possui mirante para observação panorâmica a 1740 metros de altitude

Rio Sete Quedas

Sequência de cachoeiras, sendo sete as de maior destaque, num percurso de 1800 metros que dão nome ao local

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Jardim com gruta natural, cercada por paredões, onde desde 1944 existe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Uma queda d’água com mais de 10 metros de altura completa o cenário. Localiza-se a 10 quilômetros do centro de Urubici, no caminho para o Morro da Igreja.

Pedra da Águia

Formação de arenito cujo contorno se assemelha a um desenho de uma águia com asas abertas. Fica a 30 quilômetros do centro da cidade e a visitação só deve ser feita com a orientação de guias de turismo.

Continua depois da publicidade

Caverna Rio dos Bugres

Localizada no Rio dos Bugres, misteriosa formação geológica, pequenos túneis conectados, possíveis habitações indígenas. Fica a 11 quilômetros do centro da cidade 

Fonte: Visite Urubici