O setor de tecnologia de Santa Catarina celebrou na noite de quinta-feira (09) a expansão de mais um hub de inovação com a inauguração da aceleradora Abstrato no prédio B do centro empresarial Espaço +UM, na SC-401, em Florianópolis. As atividades começaram com cinco empresas aceleradas – IntelMind, Aura Data, Upper, Busca Juris e Funil – que juntas empregam 160 profissionais.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Como o espaço é para 12 empresas aceleradas, podem ser incluídas mais sete startups. A expectativa é chegar a 400 empregos diretos ou mais no prédio B, estima o empresário Jaime de Paula, um dos investidores na aceleradora. Fundador da Neoway, empresa adquirida pela B3, ele é um dos advisors do novo projeto, como head de pesquisas.

Aceleradora Abstrato abre em Florianópolis com 12 empresas de tecnologia

Idealizador do Espaço +UM, o empresário Júlio Moura destaca que o prédio A, voltado a startups da área de biotecnologia, conta com 100 trabalhadores e no médio prazo também alcançará cerca de 400. Um novo laboratório de biotecnologia que será instalado em breve terá equipe de 100 pessoas.

Continua depois da publicidade

– Vai ser bom para a cidade e para todos nós. A gente acredita que há uma sinergia entre as duas áreas. A inteligência artificial pode ajudar muito a biotecnologia com big data e softwares. Temos ideia de fazer alguma coisa juntos – disse Moura que foi executivo de multinacionais na Europa antes de voltar para Florianópolis.

A aceleradora tem à frente o CEO Daniel Collaço, um dos investidores do empreendimento de R$ 50 milhões. Os demais são os advisors como Jaime de Paula, Ricardo Amorim, Walter Longo, Patrícia Peck, Venâncio Velloso e Juan Boeira.

– A Ilha consegue atrair talentos, reter talentos. Tudo o que temos aqui é empresa de inteligência e inteligência é formada por seres humanos. O mais importante é ter um ecossistema. Uma empresa de tecnologia vale pelas pessoas que estão lá dentro – disse Jaime de Paula, ao observar que o mercado está fora da Ilha, no Brasil e exterior.  

Sobre a área de atuação das empresas aceleradas, a IntelMind trabalha com marketing; a Aura Data, com risco e compliance; a Upper é uma plataforma de metaverso; a Busca Juris oferece inteligência artificial na área de direito e a Funil atua com inteligência artificial plugada em CRMs.

Continua depois da publicidade

Como nem todas as posições de aceleração estão ocupadas no prédio B do Espaço +UM, algumas unidades sediam empresas de tecnologia que não integram o grupo de aceleração. Um exemplo é a Target Mídia Digital, que facilita a comunicação publicitária por meio da tecnologia.

Leia também

Lançamento do primeiro WTC Woman do mundo supera expectativas

Hospital de Caridade, em Florianópolis, inaugura sala para tratamento avançado em cardiologia

Destaques do NSC Total