Segunda maior empresa de SC no segmento de internet banda larga, a Mhnet Telecom, de Maravilha, Oeste do Estado, fechou 2021 com crescimento de 92,31% no número de acessos de internet e chegou a 300 mil clientes, segundo o ranking da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com atuação nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, esse avanço foi obtido principalmente por meio de aquisições, mas também organicamente. A empresa comprou nove provedores de internet em 2021 e, para este ano, projeta principalmente expansão orgânica, em municípios que ainda não atua. 

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Para este ano, o plano da Mhnet e seguir com crescimento acelerado, embora um pouco menor, segundo o CEO Patrick Canton. A projeção é de 33,3% frente a 2021, chegando a 400 mil clientes no país, o que significa expansão orgânica e aquisições. 

Conforme Canton, essa expansão maior dos últimos anos permite à empresa também projetar a abertura de capital na B3, a bolsa brasileira, nos próximos anos. A tendência é seguir o exemplo de outras companhias do setor, como a Unifique, catarinense de Timbó que fez IPO (Oferta Pública de Ações na sigla em inglês) no ano passado. Apesar desse plano, por enquanto a empresa prefere não revelar os valores de investimentos anuais que vem realizando.

Segundo Canton, foi possível crescer de forma mais acelerada ano passado por meio de aquisições de provedores, mas a expansão própria também ajudou. Atualmente, a Mhnet está presente em 160 municípios baseados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Continua depois da publicidade

– Enquanto as aquisições de provedores são negociações mais ágeis e podem resultar no crescimento da empresa em poucos meses, a ampliação orgânica segue outra lógica processual e é mais demorada. Um exemplo prático foi a inauguração da operação em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, que levou nove meses para ser concluída – explica o empresário.

Para bem atender todos os clientes, a Mhnet tem 70 lojas físicas, segmento que vai seguir recebendo investimentos também neste ano. A expansão dos serviços veio acompanhada da geração de mais empregos. Com as aquisições do ano passado, houve um acréscimo de 84% na equipe de profissionais, que soma, agora, 950 colaboradores diretos e mais de 550 indiretos.

A oferta de internet vem acompanhada, também, com investimentos em infraestrutura. A empresa conta com mais de 25 mil quilômetros de cabeamento de fibra óptica distribuídos nas regiões e cidades onde atua. Em 3 mil quilômetros desses, nas rotas principais, utiliza a tecnologia de Multiplexação Densa por Comprimento de Onda, ou DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing).

Entre as soluções que a Mhnet oferece ao mercado está, também, o Fique Móvel, um serviço de telefonia celular que disponibiliza em algumas cidades em parceria com a concorrente estadual, a Unifique.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total