O trimestre de maior impacto econômico da pandemia – abril, maio e junho – surpreendeu o setor de franquias em Santa Catarina: o número de unidades cresceu 14% frente ao mesmo período do ano passado. De 4.398 unidades, passou para 5.026. Mas o fato de muitos negócios terem fechado para prevenção ao novo coronavírus reduziu o faturamento do setor em 20% no período. Contudo, a expansão de unidades no Estado e o melhor ritmo da economia motivou a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizar a 1ª ABF Expo Digital Santa Catarina, que será nos dias 20, 21 e 22 deste mês. Em função da Covid-19, a associação nacional substituiu as feiras presenciais por eventos digitais nos estados. A primeira foi realizada em Goiás, no mês de agosto. 

Continua depois da publicidade

Comércio de SC cresce 1,6% em agosto; itens para casa puxam alta

Levantamento de dados do setor mostra também que no final do segundo trimestre deste ano, 643 redes de franquias atuavam no Estado, 8% mais do que no mesmo período de 2019. O segmento de saúde, beleza e bem-estar lidera com 1.199 estabelecimentos, 23,9% do total. É seguido pelo setor de alimentação, com 1.179 unidades e 23,5% do total.

O maior salto do setor na pandemia em SC aconteceu no segmento de serviços e outros negócios, um crescimento de 56,4%. Em segundo lugar ficou saúde, beleza e bem-estar, com expansão de 32,9%, seguido por limpeza e conservação (29,9%), comunicação, informática e eletrônicos (14,1%), moda (11,0%), serviços educacionais (7,4%), hotelaria e turismo (7,2%), casa e construção (6,1%) e alimentação (1,9%). Os únicos segmentos com retração foram entretenimento e lazer com -26,3% e serviços automotivos, com -8,4%, ambos que exigem concentração de pessoas.

A primeira ABF Expo Digital contará com a participação de mais de 30 redes de franquias. Os investimentos iniciais das oportunidades de negócios oferecidas vão de R$ 20 mil a mais de R$ 800 mil. A maior parte das redes expositoras é de alimentação. O evento contará, também, com palestras de especialistas. O acesso será gratuito no site do evento, o www.abfexpodigital.com.br.

Continua depois da publicidade

Empresa da Grande Florianópolis oferece mais de 300 vagas

Para o presidente da ABF, André Friedheim, o período atual favorece a abertura de franquias porque em momentos de crise o franchising acaba sendo uma alternativa de trabalho e renda para profissionais que estão sem colocação no mercado de trabalho. Além disso, os juros baixos facilitam locações de imóveis, uma das principais decisões para abrir um novo negócio.

O diretor da ABF Sul, Antônio Diel, avalia que a economia de Santa Catarina oferece elevado potencial para a abertura de franquias porque é diversificada e conta com diversos polos regionais em todo o Estado.

Destaques do NSC Total