Com o objetivo de apoiar investimentos para elevar a competitividade das pequenas empresas, a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc) e o Sebrae/SC lançaram um edital que prevê apoio para investimentos. É o Edital de Fomento às Ampes (Efampe 2024).

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A iniciativa consiste em programa que oferece subsídio de 50% do valor investido pelas micro e pequenas empresas para melhorar seus processos. Os outros 50% podem ser parcelados.

Empresas interessadas em acessar esses recursos devem fazer o pedido junto a associação empresarial do seu município ou região. As inscrições abriram nesta terça-feira e vão até 16 de junho.

Para melhorar a competitividade empresarial, a Fampesc e o Sebrae vão incentivar o fortalecimento de três áreas da gestão: a produtividade, a gestão empresarial e o acesso a mercados.

Continua depois da publicidade

A produtividade pode ser alcançada com investimentos em tecnologia e capacitações de pessoal. Para avançar em gestão empresarial, serão oferecidos cursos em diversas áreas, desde estratégias até finanças e pessoas. O acesso a mercado será incentivado com a participação em feiras.  

Para a presidente da Fampesc, Rosi Dedekind, o Efampe é uma oportunidade oferecida pela federação e o Sebrae para melhorar concretamente as atividades dos pequenos negócios. Ela destaca que esse segmento é o que mais gera desenvolvimento local e nacional.

O analista do Sebrae SC e gestor do Programa de Núcleos Setoriais da instituição, Luciano da Silva, avalia que o Efampe é uma forma de melhorar o ambiente empresarial por meio da capacitação e gestão. Isso amplia a oferta de emprego e renda.

Leia também

Fotos: Gigante da agroindústira investe quase R$ 600 milhões em fábrica em Chapecó

Vendas de veículos elétricos seguem em alta em Santa Catarina, o quarto maior mercado do país

Saiba qual é o esporte de 350 CEOs das 500 maiores empresas do Brasil

Livro conta a trajetória de 50 grandes marcas de Santa Catarina

Destaques do NSC Total