nsc
nsc

Rota da Inovação

Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Caxias do Sul e Curitiba criam a Tech Road

Compartilhe

Estela
Por Estela Benetti
04/05/2022 - 15h32 - Atualizada em: 04/05/2022 - 17h43
Líderes de prefeituras lançam a rota da inovação durante o South Summit Brazil
Líderes de prefeituras lançam a rota da inovação durante o South Summit Brazil (Foto: Estela Benetti)

Com o propósito de atrair mais investimentos ao setor de tecnologia e inovação do Sul do Brasil, as cinco maiores cidades da região criaram a Tech Road, Rota da Tecnologia. Líderes das prefeituras de Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Caxias do Sul e Curitiba assinaram o acordo nesta quarta-feira, às 14h, no South Summit Brasil, evento internacional de inovação que acontece no Cais Mauá, em Porto Alegre. Essas cinco cidades reúnem cerca de 5 milhões de habitantes e têm um ecossistema com mais de 20 mil empresas de tecnologia.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB) recebeu os prefeitos de Caixas do Sul, Adiló Didomenco (PSDB) e de Joinville, Adriano Bornschein Silva (Novo). Os prefeitos de Florianópolis, Topázio Neto (sem partido), e Curitiba, Rafael Greca (Dem) preferiram ficar nas cidades em função das enchentes e mandaram representantes.

O prefeito da Capital enviou um vídeo falando da importância desse movimento e o secretário de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires representou a cidade. A diretora da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cristina Alessi, assinou pela capital paranaense.

Empresários do setor de tecnologia de SC e das outras quatro cidades também acompanharam a assinatura. O setor está otimista com esse movimento porque confia na qualidade e potencial dos ecossistemas dessas cidades e acredita que as novas conexões vão permitir mais negócios entre empresas da região, além de tentar trazer mais investidores de fora.

- Hoje é um dia histórico porque é difícil você juntar cinco cidades, cinco pensamentos diferentes em prol de uma direção única. Se a gente não fizer isso, as cinco cidades tendem a se tornar obsoletas. O que a gente quer é manter as nossas cidades vivas, dinâmicas e, principalmente, a gente tem que deixar a nossa mão-de-obra qualificada na região – afirmou o secretário de Florianópolis, Juliano Pires.

Segundo ele, um dos primeiros passos, agora, que o movimento está formalizado é apresentar o setor para investidores do setor de tecnologia do Brasil. A busca de parceria internacional ficará para uma próxima etapa.

- É muito importante a união dos municípios do Sul do Brasil para mostrar que a região tem um ambiente preparado para tecnologia e inovação, para atrair mais investimentos ao setor – disse Adriano Silva, prefeito de Joinville.

Ele diz que os secretários de desenvolvimento desses municípios estão trocando informações, legislações, práticas e projetos para facilitar a abertura e atração de empresas. No futuro, a intenção é buscar aproximação com investidores de tecnologia do exterior. A propósito, atrair o grande capital que faz aporte em empresas de tecnologia é um dos objetivos principais da Rota da Tecnologia.

*A colunista viajou a Porto Alegre a convite da Panvel, Randon e Meta.

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Estela Benetti

Colunista

Estela Benetti

Especialista na economia de Santa Catarina, traduz as decisões mais relevantes do mercado, faz análises e antecipa tendências que afetam a vida de empresários, governos e consumidores.

siga Estela Benetti

Mais colunistas

    Mais colunistas