Instituições e pessoas que estiveram à frente de trabalhos e iniciativas para salvar vidas durante a pandemia em Santa Catarina serão homenageadas pela Associação Catarinense de Medicina (ACM), no Dia do Médico 2022, 14 de outubro. Serão 40 reconhecimentos aos que a associação define como “Força Catarinense na Pandemia”. O evento será durante jantar na sede da entidade.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Entre as ações reconhecidas estarão o emprenho para viabilizar respiradores e medicamentos, treinamento de profissionais, compra de equipamentos, atendimento emergencial e soluções tecnológicas para evitar a doença.

– A Organização Mundial da Saúde (OMS) já aponta para o anúncio do término da pandemia. Assim, a ACM entende que este é o momento de fechar o ciclo – mesmo que ainda em alerta – da verdadeira força-tarefa realizada no combate à Covid-19 – explica o médico Ademar José de Oliveira Paes Junior, presidente da ACM.

Segundo ele, a entidade vai aproveitar uma data especial, o Dia do Médico, para fazer esse reconhecimento aos profissionais de medicina e da saúde que perderam suas vidas na linha de frente da Covid-19.

Continua depois da publicidade

– Depois de tudo o que aprendemos, a ACM quer, acima e tudo, transformar essa homenagem num grande agradecimento – afirma Ademar Paes Junior.

A homenagem será com entrega de uma placa com um coração estilizado. No grupo que será homenageado estão instituições médicas como a Secretaria de Estado da Saúde, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, Laboratório Central e a federação de hospitais do Estado. Também serão reconhecidos a Federação das Indústrias, Ministério Público, Assembleia Legislativa, Associação Catarinense de Imprensa e o Aeroclube de SC.

Desde o início da pandemia até agora, SC perdeu 22,4 mil vidas devido à doença. Ao todo, foram registrados 1,88 milhão de casos de covid-19, o que significa que cerca de 25% da população total do Estado – estimada em 7,3 milhões de pessoas – manifestou sintomas da doença.

Destaques do NSC Total